Semed realiza reunião de abertura do projeto “Robótica na Escola”

0

A apresentação foi conduzida por professores do Departamento Pedagógico (Semed)

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório Joelma Teixeira, Unidade Básica de Saúde João Teófilo, a reunião de abertura do projeto “Robótica na Escola”, tendo como público alvo docentes, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais que compõem o projeto, com finalidade de expor o cronograma das ações, ao longo do ano, e os documentos solicitados aos professores responsáveis pelo projeto.

Iniciado em março de 2022, o projeto educacional visa promover o ensino de ciências, por meio de investigação, voltado à solução de problemas e para estimular o interesse dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, às carreiras científicas e tecnológicas. O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba.

O ensino da robótica nas escolas democratiza o conhecimento, populariza a ciência e incentiva o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências; despertando nos alunos o trabalho em equipe, raciocínio lógico, vivência teórica e prática, competições, torneios, organização e criatividade.

Professoras à frente do assessoramento do projeto, Clara Tabosa e Rute de Sousa

Entre as novidades do Projeto, para 2023, destaque-se a parceria com instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o “Momento Ideb”. Uma nova realidade “onde o professor de robótica irá trabalhar os descritores de português e matemática a partir de temas da ciência, tecnologia e robótica educacional”, explica uma das professoras à frente do projeto, Clara Tabosa.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma avaliação externa que analisa o desempenho da educação em todo o Brasil. Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pertencente ao Ministério da Educação (MEC), é direcionado, com testes de matemática e linguagens, aos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.

O projeto “Robótica na Escola”, contará ainda com formações para os docentes sobre kit Arduino, cultura maker e pensamento computacional.

Professor Antônio Moreira

“Queremos inspirar e estimular esses alunos à busca e à conscientização da importância da tecnologia como fermenta de transformação social”, conta o professor especialista em tecnologias digitais aplicadas à educação, da Escola Municipal Maria de Fátima, Antônio Moreira.

Participam do projeto “Robótica na Escola” as escolas municipais:

Cora Tereza, Centro Educacional Pimpolho, Dr. Alcântara, Dona Mora Guimarães, Dom Calábria, Emília Clara da Lima, Eudâmidas Lopes, Gracinda Peres, Inácio Cunha, João Milton Dantas, Júlia Freire, Laura Freire Falcão, Maria de Fátima, Maria do Carmo, Maestro Carlos Gomes, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Rosário, Otília Begot, Padre Romeu, Padre Marcos Schawalder, Paulo Freire, Eduardo Lauande, Parque das Palmeiras, Renausto Amanajás, Santa Tereza D’ávila, Santo Amaro, Santa Rita e Suely Falcão (Sede e Anexo II).

Texto e Fotos: Ascom Semed

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade