Em comemoração ao 30º aniversário de emancipação, Marituba reafirma o seu compromisso com a saúde pública do município ao entregar, nesta sexta-feira (19) a unidade de saúde Celina Lameira, no bairro Novo Horizonte, completamente restaurada, pintada, equipada e ampliada para atender à comunidade.

A unidade de saúde Celina Lameira foi fundada em fevereiro de 2006, recebendo o nome da líder dos bairros Nova União e São Francisco. Atualmente, a unidade atende cerca de 200 pacientes diariamente com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Entre as melhorias realizadas, destacam-se a restauração completa da estrutura física, pintura e novos equipamentos. Além disso, a unidade ganhou uma sala dedicada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), reconhecendo o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde preventiva e no combate a doenças. Estes profissionais receberam ainda 40 tablets e 300 kits de insumos que irão contribuir para o trabalho deles.

Prefeita Patrícia Alencar durante o evento

A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar participou do evento de entrega das obras unidade de saúde. “Estamos entregando hoje uma unidade de saúde completa, com sala odontológica equipada, sala de enfermagem, sala médica, sala de vacinação, copa, sala para os ACS’s e ACE’s, além de equipamentos como tablets e insumos, tudo isso para contribuir para um bom atendimento em saúde à nossa população”, disse.

A moradora do bairro Novo Horizonte Renata Souza participou do evento com suas filhas

A moradora do bairro Novo Horizonte, Renata Souza, comenta que tem utilizado os serviços da unidade de saúde para fazer pré-natal e consultar suas duas filhas e só tem coisas boas a falar do local. “Desde que eu me mudei para este bairro recebi uma equipe de saúde na minha residência e tenho realizado consultas pré-natais aqui neste posto. Então o que já era bom só tem a melhorar com a entrega das obras nesta unidade de saúde. Agradeço muito a prefeitura  por toda melhoria que tem feito no município para a população”, disse.

Programações de aniversário  – Seguindo com as comemorações pelo aniversário de emancipação de Marituba, o município inaugura, neste sábado (20) primeira praça do bairro Bela Vista e entrega dos serviços de reitalização da Escola Municipal Júlia Freire e a Prefeitura Itinerante a partir das 8h.

A primeira praça do Bela Vista é a nona a ser entregue à população pela Prefeitura de Marituba através do programa “Transformar para Viver Bem”. Além das novas praças o programa também pretende revitalizar todas as 24 existentes em Marituba.

O Prefeitura Itinerante é uma grande ação onde a população tem acesso a todos os serviços disponíveis da gestão, como atendimentos médicos, vacinas, emissão de documentos, serviços de Assistência Social, Defesa civil, Meio ambiente, segurança e educação.

Às 19 horas, o ápice da festa será com o show da cantora Joelma, na área do Ginásio Poliesportivo de Marituba. No quilômetro 12 da Rodovia BR 316.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre