Marituba inaugura Programa Cantinho da Leitura em Escola Municipal

A Prefeitura Municipal de Marituba, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, no dia Nacional do Livro, que foi comemorado no dia 18 de abril, o PDDE Cantinho da Leitura, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tania Matos, no bairro de Dom Aristides.

Esta é a primeira escola a realizar programa. O Cantinho da Leitura faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma política pública federal que tem como objetivo principal promover a alfabetização das crianças no tempo adequado.

A Tania Matos  é a primeira escola a realizar o programa

Dentro deste o compromisso, o Programa Cantinho da Leitura, está sendo implantado nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.

O programa é realizado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de um convênio celebrado com a atual gestão municipal. Esse convênio viabiliza o financiamento de recursos para atender às demandas educacionais, fortalecendo assim a atuação dos professores e promovendo uma educação de qualidade.

o convênio fortalece a atuação dos professores e promovendo uma educação de qualidade.

O objetivo da criação dos cantinhos de leitura é que eles sejam criados dentro das salas de aula, para que as crianças tenham contato direto e frequente com os livros, estimulando o hábito e o gosto de ler, impulsionando a alfabetização.

Somente no ano de 2023, o PDDE Cantinhos da Leitura Em 2023 o PDDE Cantinho da Leitura atende 38.825 escolas, totalizando o valor de R$ 156.029.900,00 (cento e cinquenta e seis milhões, vinte nove mil e novecentos reais) de investimento do Governo Federal.

Da Redação Comus

Foto: Patrik Santos