Iniciou nesta terça (25), e prossegue até quinta (27), os Diálogos Setoriais sobre a Lei Paulo Gustavo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Marituba (Secult).

A iniciativa tem como objetivo discutir e esclarecer as principais mudanças trazidas pela lei que regulamenta o setor cultural no país.

“Fortalecer o diálogo”, explica Sandro Falcão

Durante as conversas, no primeiro dia, destinado aos fazedores de cultura do segmento audiovisual foi destacada a importância da lei para os artistas e produtores culturais de Marituba, enfatizando que a nova legislação traz consigo diversas vantagens e incentivos para o setor.

Entre as principais mudanças trazidas pela Lei Paulo Gustavo, destacam-se a criação de programas de incentivo à cultura, a ampliação dos recursos destinados ao setor e a simplificação dos processos de prestação de contas.

O primeiro dia foi com produtores de livro e leitura, artes visuais, audiovisual, artesanato, moda e design.

Para o Diretor de Cultura, Sandro Falcão, a realização desses encontros é fundamental para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, garantindo o desenvolvimento do setor cultural de forma cada vez mais participativa e democrática.

Para Marituba aderir à lei emergencial é preciso que os municípios cumpram alguns passos, o primeiro é o chamamento público. A prefeitura já está realizando o Cadastro Cultural com a finalidade de realizar um mapeamento dos Fazedores e Fazedoras de Cultura de Marituba para prestação de ações e eventos municipais.

“Para isso estamos realizando este diálogo para escutar a população para ver de que forma nós vamos aplicar este valor que está destinado para o município dentro da Lei Paulo Gustavo”, explicou Sandro Falcão.

Para Marcelo os produtores precisam ter autonomia para poder realizar seus projetos

Audiovisual – Para o produtor cultural Marcelo Ferreira, 35 anos do Decouville, os Diálogos Setoriais é a oportunidade de dar visibilidade aos produtores culturais do município, principalmente os que realizam trabalhos na periferia do município.

“Os produtores precisam ter autonomia para poder realizar seus projetos, principalmente os projetos da periferia para fortalecer os grupos vulneráveis que nós temos na cidade” comentou.

A Lei Paulo Gustavo de incentivo a cultura também estabelece a obrigatoriedade da contratação de artistas locais em eventos financiados pelo poder público, incentivando a produção cultural no município e valorizando os talentos da região.

Serviço:

Quarta-feira – 26 de abril

Segmentos Culturais – Música, dança, teatro, circo, pontos e pontões de cultura, cultura gospel, cultura urbana e periférica.

Quinta-feira – 27 de abril

Segmentos Culturais – Cultura indígena, cultura LGBTQIAPN+, cultura digital, culturas populares, cultura afro-brasileira, cultura alimentar, patrimônio imaterial, patrimônio material, museus e memoriais.

Da Redação Comus