Megaoperação combate aglomerações e garante o cumprimento de Decreto Estadual em Marituba

Dentro das medidas de combate à disseminação do coronavirus na Região Metropolitana de Belém, as forças de segurança pública realizaram, na noite desta quinta-feira (21), uma megaoperação objetivando combater as aglomerações no município de Marituba. Foram mais de 40 agentes nas ruas do município em uma ação educativa, em um primeiro momento.

Agentes de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Diretoria de Trânsito se concentraram no Ginásio Poliesportivo de Marituba, a partir das 20 horas, de onde partiram para a fiscalização nas ruas e estabelecimentos noturnos do município.

O secretário de municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Janderson Viana, explica que a gestão municipal já vem orientando os munícipes quanto aos cuidados necessários para a prevenção da Covid-19, como o distanciamento social  e a utilização de máscaras. “Agora vamos trabalhar de forma integrada com os agentes de segurança do Estado para intensificar a fiscalização ao cumprimento do decreto”, comentou.

O secretário de municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Janderson Viana, comandou a operação no município.

Combate a Covid-19 – A prefeitura de Marituba iniciou na última terça-feira a Campanha de Imunização do primeiro grupo prioritário. Uma força-tarefa com mais de 100 pessoas foi montada para imunizar os profissionais da linha de frente e idosos institucionalizados no prazo de 24 horas.

De acordo com o Decreto Estadual 800/2020, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) foi alterado o bandeiramento de verde para amarelo, permitindo preventivamente medidas mais restritivas para impedir o avanço do Covid-19, a fim de evitar que o sistema de Saúde entre em colapso, como aconteceu no Amazonas.

O decreto determina que restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares ficam autorizados a funcionar até a meia-noite, respeitando o distanciamento social e a taxa de ocupação dos ambientes. Ainda de acordo com o decreto, fica proibida, na parte interior destes estabelecimentos, a permanência de pessoas em pé, ou seja, que estejam além da capacidade permitida com todos os clientes sentados.