Marituba realiza manhã de orientações e incentivo ao aleitamento materno exclusivo

0

Agosto Dourado incentiva ao aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida da criança

Agosto é lembrado pela campanha de incentivo ao aleitamento materno, o “Agosto Dourado”. Segundo o Ministério da Saúde, a cor dourada se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Na última quinta-feira (12), duas unidades de saúde de Marituba realizaram eventos alusivos sobre a data.

A unidade Saúde da Família Adalúcio Calado elaborou uma manhã informativa sobre a importância da amamentação, que contou com café da manhã e distribuição de brindes.

“O Agosto Dourado é um mês de incentivo a amamentação, a gente explica sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e ainda que esse aleitamento deve se seguir até os dois anos da criança, sendo interligado com outro tipo de alimentação”, explicou a enfermeira da unidade Adálucio Calado, Elizabethe Portal. “A orientação sobre a importância do ato de amamentar inicia desde a primeira consulta de pré-natal da mãe”, concluiu.

“A amamentação é o melhor alimento que a criança pode receber”, disse Fernanda Farias

Grávida de oito meses, a moradora do bairro Dom Aristides, Fernanda Farias, recebeu várias orientações sobre os benefícios do aleitamento e a forma correta de amamentar. “Essas orientações são importantes para todas as grávidas. A amamentação é o melhor alimento que a criança pode receber e a falta dele nos primeiros meses de vida pode trazer certas doenças ao bebê”, disse a futura mamãe.

A unidade básica de saúde Gilson Ruffino elaborou uma roda de conversa com cerca de 30 mulheres, entre gestantes e lactantes, oferecendo dinâmicas, sorteio de brindes, palestras e um café da manhã.

A enfermeira Natália Camargo reforçou sobre a importância do aleitamento para a criança “Quando a criança se alimenta exclusivamente do leite materno nos seus seis primeiros meses de idade, ela adquire um aumento na imunidade, se desenvolve melhor e tem menos chances de adquirir certas doenças, além de criar um vínculo especial com a mãe”, frisou.

A amamentação exclusiva aumenta a imunidade da criança e diminui os riscos de doenças

A jovem Evellyn Carvalheira, 19 anos, é mãe do pequeno Flanklin Leonan, de um ano. Ela contou que sempre priorizou a amamentação para o seu filho. “O aleitamento materno é muito importante para a vida da criança. As vezes dói um pouco, realmente, mas é muito bom tanto para a criança quanto para a mãe. É uma sensação ótima, de passar o meu amor para o meu filho”, afirmou,

 

 

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Ary Brito e divulgação

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade