Em Marituba, mães fazem a diferença no trabalho pelo município

Prefeita Patrícia Mendes com o marido, Moyses, e os filhos

Segundo o poeta brasileiro João Doederlein, a definição de mãe se resume em um coração capaz de amar infinitamente. Que pode sentir por dois, sorrir por dois, sofrer por dois. É dar o melhor de si, duas vezes. Que pode curar por meio de um abraço, que sara um machucado com um beijo. E neste domingo (9), é comemorado mais um dia voltado para a pessoa que gera, cuida e ama: a mãe.

Em Marituba, a figura materna tem várias imagens, jeitos e personalidades. Uma delas veste azul marinho, coturno e preza pela segurança dos munícipes. Trata-se da agente da Guarda Municipal Larissa Silva, mãe do pequeno Hugo Silva, de oito anos. Para ela, a formação como agente de segurança anda lado a lado com o papel de materno.

“O maior desafio que eu tenho é a criação diária do meu filho. Ter a sagacidade de saber como agir em alguns momentos. O meu trabalho como guarda municipal ajuda muito nisso, pois consigo aliar força e determinação e repassar isso também para o meu filho. Isso me deixa muito feliz”, ressalta Larissa.

A Guarda Municipal Larissa Silva

A vontade de ser mãe era latente dentro do coração da secretária municipal de Educação, Eny Leite. Com muita fé, ela pediu para que pudesse ser abençoada com a alegria de ser mãe. Acabou gerando três filhos, sendo dois gêmeos. “A gente costuma dizer que o primeiro ‘sim’ que a mulher dá é para ser mãe. Eu pedi para Deus para gerar um, mas Ele disse que daria conta de mais um, e aí gerei gêmeos. E sabemos que a gestação de gêmeos é muito complicada, mas trabalhei até os oito meses, mesmo estando com uma barriga muito grande. Tenho mãe que também é professora e por isso sabia que aliar o papel profissional e materno seria complicado, mas estou conseguindo até hoje. Pois, eu projeto o que quero como pessoa, na minha vida no trabalho”,  reflete a secretária.

Quem já ouviu o pensamento de que a avó é mãe duas vezes? Pois é. Para a titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Secel, Sandra Cristina Santos, esse papel tem sido exercido com muita felicidade. “Hoje, me sinto realizada. Sou mãe de duas meninas, uma de 27 anos e outra de 10. Já sou avó. Tudo isso é maravilhoso. Mas, sempre tento aliar tudo isso com a minha vida profissional, como gestora da Secel”, destaca.

Nascida no sertão do Estado de Pernambuco, na cidade de Bodocó, a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, desde cedo, resolveu correr atrás dos seus objetivos. Foi assim que chegou ao município de Marituba, onde já vive há quase 20 anos. Patrícia é mãe de Maria Antônia, Francisco e José. Mesmo com os inúmeros compromissos como gestora, ela faz questão de ter momentos com os filhos. “Ser mãe, esposa e prefeita, em alguns momentos, requer muito esforço. São dias que começam de madrugada e não têm momento para terminar. Mas, quando chego em casa e vejo todo o amor dos meus filhos para comigo, fico realizada e muito feliz. Eles são meu combustível. E por conta de todo esse amor, tento ser mãe também de todos munícipes que acreditam no meu trabalho. Ser uma gestora próxima a eles”, pontua a prefeita.

Dia das Mães – A origem do Dia das Mães tem várias teorias em todo o mundo. Uma das mais conhecidas é sobre o surgimento nos Estados Unidos, onde a filha da ativista Ann Jarvis, Anna Jarvis, que quis homenagear a mãe, morta em 1905. A criação oficial da data ocorreu em 1914, por meio do presidente norte-americano à época, Woodrow Wilson.

Texto: Luiz Antonio Pinto

Foto: Raul Lima