Praça da Matriz recebeu 8ª Feira da Agricultura Familiar de Marituba

Élida Tavares aproveitou para incrementar as vendas

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), realizou na manhã desta sexta-feira (28), a 8ª Feira da Agricultura Familiar com o tema “A Produção Está On”. No evento diversos produtos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia o com preços acessíveis O evento também contou com programação cultural com os músicos da Casa da Cultura.

O evento faz parte de uma série de incentivos executados pela Sedap para promover o resgate da agricultura de Marituba dando aos produtores rurais notoriedade e oportunidade de comercialização de seus produtos.

O titular da Sedap, Yuri Bastos, destacou que esta primeira edição de 2022 mostra que a agricultura no município e a produção do setor não parou. “ Este é um importante setor da economia do município e a Sedap está sempre presente fornecendo assistência aos produtores ao longo de toda a cadeia produtiva”, destacou o secretário.

Yuri também destacou a parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) que tem colaborado com a agricultura no município. Ele agradeceu a participação de todos os agricultores e de projetos como o Fazendinha Esperança e Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) que também estiveram presentes no evento.

Yuri Bastos, titular da Sedap

A feirante e agricultora Élida Tavares, 38 anos, está participando pela primeira edição. Além de feirante ela também mantem uma pequena plantação em seu quintal. “ É muito bom esses eventos para dar um incremento nas vendas”, destacou.

2021 foi um ano de plantio e colheita de bons frutos para a agricultura familiar em Marituba.  A Sedap foi responsável pela reorganização deste setor da economia que culminou com a criação da primeira cooperativa.

Hoje, a Sedap conta com um banco de dados com 160 agricultores familiares, constando a localização de cada um e o quantitativo de produção de cada produtor. De ponta a ponta do município, da entrada da Alça Viária até o Canaã, a estimativa é que mais 50 famílias ainda serão cadastradas, passando a uma média de 210 famílias de agricultores no município.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito