Maio Furta-Cor: campanha sobre saúde mental materna promove ações em Marituba

0

Em virtude do Mês das Mães, foi realizada, na manhã desta terça-feira (07) em Marituba, uma capacitação em Saúde Mental Materna dentro da Campanha Maio Furta-Cor.

O mês de maio é um mês dedicado à saúde mental materna, pois existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, que é ainda mais reforçado quando se estende ao campo materno.

Jéssica Leal, coordenadora de Saúde Mental de Marituba

“A importância do evento está relacionada a necessidade de conscientizar a população quando a importância do cuidado em saúde mental materno, esta que é uma função permeada de muito romantismo nas crenças populares porém, que na realidade é permeado de preconceito, julgamento e solidão quando não há uma rede de apoio ativa, favorecendo assim o desenvolvimento e agravo de diagnósticos em saúde mental”, explica a coordenadora de Saúde Mental de Marituba, Jéssica .

Iniciada em 2020, a Maio Furta-Cor foi escolhida por ser uma tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta.

A psicóloga Letícia Marlene dos Santos Figueiredo que tem como foco de suas pesquisas a temática da saúde mental materna.

Vale reforçar que, em praticamente 38% dos lares brasileiros, além de serem as cuidadoras, as mães são as provedoras da família, uma grande causa de adoecimento feminino. Portanto, cuidar da saúde mental também é promover acesso a direitos, emprego e renda.

Para a abertura da Campanha em Marituba foi realizada a capacitação ministrada pela psicóloga Letícia Marlene dos Santos Figueiredo que tem como foco de suas pesquisas a temática da saúde mental materna.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade