O Município de Marituba participa, nesta terça (14) e quarta-feira (15), do Festival Internacional Açaí Pará. O evento reúne mais de 100 pontos de exposição com produtores de todo o estado, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Stand da microempresa Tentação Biojoias e Sabonetes artesanais

Entre os estandes da exposição de produtos feitos à base de açaí então o stand com artigos alimentícios fabricados em Marituba pela microempresa familiar Doze tribos, microempresa de biojoias Maria Bonita e Tentação Biojoias e Sabonetes artesanais.

O Secretário Municipal Econômico, Turismo, Emprego e Renda (Sedeter), Fernando Braun, demonstrou a sua alegria em levar produtores de Marituba para participarem do evento. “Estamos muito feliz em participar da Feira Internacional do Açaí Pará onde podemos mostrar um pouco de Marituba para todo o Brasil. A feira está um sucesso, a gastronomia de Marituba está presente na feira e convidamos a todos prestigiarem o nosso stand e conhecer as delicias gastronômicas do nosso município e as nossas biojoias”, disse.

Equipes da Sedeter, Sedap e expositores de Marituba durante a feira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP) também participa do evento levando seus produtores como é o caso da empresa familiar Doze tribos.

Selma Melo e Ana Maria Melo, produtoras do sítio 12 tribos

“Nos transformamos o nosso sítio em um empreendimento familiar e com a ajuda da Sedap chegamos até aqui na feira internacional açaí Pará com a gastronomia que é muito forte no nosso sítio. Além da plantação do cheiro verde, fabricação do óleo da Andiroba de forma manual, temos também a gastronomia derivada do açaí”, explica Selma Melo produtora do Sítio Doze tribos.

Selma explica que os produtos fabricados pelo sítio têm feito tanto sucesso que até são exportados para vários estados do país. “A nossa intenção é crescer e expandir o nosso negócio mais e mais e a Sedap sempre nos apoia por meio da distribuição de sementes e materiais que nos auxiliam nesse plantio”, afirma.

Odineia Pinto visitou o stand de Marituba e aprovou a gastronomia que vem do açaí

A Stand gastronômico recebeu diversos visitantes entre eles, Odineia Pinto, que provou algumas iguarias alimentícias feitas com açaí. “Tudo está uma delícia. É muita inovação ver vários produtos gastronômicos que podem ser feitos com açaí”, comentou.

Maria Dias, possui a pequena empresa de biojoias Maria Bonita. Ela conta que iniciou o seu empreendimento com biojoias desde 2021. “Na pandemia fiquei sem emprego e resolvi fazer um curso de biojoias na Casa da Cultura. Desde então comecei a trabalhar com este material. Atualmente, minha renda é inteiramente por meio das biojoias”, conta.

Maria Dias divulga suas biojoias durante a feira

“É ótimo participar de eventos como esse. Por meio de feiras como essa posso mostrar o meu trabalho, vender meus produtos. Além do que é onde surgem novas oportunidades, pessoas conhecem o meu trabalho e posso divulgar ainda mais minhas peças’, completou Maria Dias.

O evento encerra nesta quinta-feira (16) no Porto do Açaí com apresentação da aparelhagem Extremo Norte Som e Dj Dinho.

Da Redação Comus

Fotos: Fernando Nobre