Guarda Municipal de Marituba dá exemplo de solidariedade e empatia

Guarda municipais entregam brinquedos a Maria Sofia

Para algumas pessoas, uma viatura da Polícia Militar ou da Guarda Municipal pode gerar preocupação ou medo. Mas, para a pequena Maria Sofia Oliveira, de seis anos, traz uma lembrança do pai, o cabo Caleb Oliveira, da Polícia Militar, morto em operação há um ano e meio, no município de Cametá.

Sempre que vê uma viatura passando perto de casa, no conjunto Viver Melhor, em Marituba, Maria Sofia faz questão de ir à janela, subir no primeiro apoio que tiver por perto e, com o olhar de encantamento e saudade, observa e reverencia o trabalho dos companheiros de profissão do pai, esperançosa de que, de alguma forma, ele possa voltar para casa.

Sensibilizado com a história de Maria Sofia, o inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Marituba, cabo Giovani Nascimento, organizou, dentro da Guarda Civil Municipal, uma ação de arrecadação de brinquedos para presentear a filha do cabo Caleb. A entrega dos brinquedos ocorreu na noite desta quinta-feira (8). Para o cabo Giovani Nascimento, a empatia tem que prevalecer durante esses momentos. “É inevitável não se colocar no lugar desta família. Nós temos filhos e família. E o mínimo que podemos tentar fazer é diminuir essa dor que eles estão sentindo”, salientou.

Maria Sofia ganhou bonecas, brinquedos de pelúcia e até uma viatura em miniatura da Guarda Municipal. Tudo isso foi entregue durante a festa de aniversário de 53 anos da mãe do cabo Caleb Oliveira, a professora Valda Oliveira. Em meio à alegria e saudade, dona Valda agradeceu pela lembrança realizada pela Guarda Municipal. “A minha alegria e felicidade são muito grandes. Neste contexto de pandemia que estamos vivendo, ter homens como os agentes da Guarda Municipal, que se preocuparam em levar alegria a uma criança que perdeu há um ano e seis meses o pai, é muito gratificante”, comentou a professora.

Apesar dos brinquedos recebidos, a melhor lembrança que fica é o legado que o cabo Caleb Oliveira deixou para a família. “Hoje, me sinto mãe e vó da Sofia. Pois foi esta alegria de ver ela crescer que o meu filho deixou para nós. A Sofia lembra do pai de uma forma muito boa, porque ele ensinou os princípios da família para a filha”, enalteceu.

Ao todo, 32 guardas civis municipais e oito agentes da Diretoria de Trânsito de Marituba participaram da homenagem, todos usando máscaras e respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Elizabeth e a mãe, junto aos agentes da Guarda Municipal

Resgate – Ainda na manhã desta quinta-feira (08), a Guarda Municipal de Marituba também ajudou no resgate de uma jovem que havia fugido de casa. Elizabeth Freitas, de 18 anos, sofre com problemas psicológicos e faz acompanhamento médico especializado. Na noite desta quarta-feira (07), após discutir com a mãe e a irmã, com quem mora, ela saiu andando do bairro Santa Clara, onde reside, e foi andando em direção à Alça Viária. A família só se deu conta do sumiço depois.

À noite, ela pernoitou na casa de uma família, à altura do km 21 da Alça Viária. Saiu andando pela manhã e foi resgatada pela Guarda Municipal de Marituba já no km 23 da via. A guarnição da Guarda a levou até o Hospital de Urgência e Emergência do município, para que ela recebesse os primeiros atendimentos. “Estou muito feliz e profundamente grata à Guarda Municipal de Marituba, pois não sei o que poderia acontecer à minha filha se não fosse por ele”, disse, emocionada, a mãe de Elizabeth, a doméstica Elisângela Freitas.

Texto: Luiz Antônio Pinto e Elck Oliveira

Fotos: Vitor Dagort e Elck Oliveira