Dia da Escola está diferente neste ano, em função da pandemia

0

Para o ano letivo de 2021, o município de Marituba já deu início à etapa de diagnóstico nas escolas

A data de hoje, 15 de março, é dedicada à escola, instituição onde as pessoas desenvolvem seu aprendizado, aprendem a ler e escrever e aperfeiçoam o conhecimento nas diversas áreas. A data foi instituída em todo o Brasil a partir de 1549, quando os padres jesuítas chegaram ao território brasileiro para catequizar os índios, ensinando-lhes a escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa.

Para a diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Marituba (Semed), Rosiane Monteiro, a escola é o local onde os pais depositam sua confiança para que seus filhos recebam uma educação adequada. “A escola foi feita para que os alunos possam aprender, e é o local onde os pais têm plena confiança de deixar os seus filhos, sabendo que lá eles terão educação, ensino, aprender novas linguagens, aprender ciências, matemática, enfim”, detalha.

Com a pandemia do novo Coronavírus, professores de todo o país tiveram que se reinventar, trocando os quadros por computadores, smartphones e aplicativos digitais. Após 13 meses da adoção de medidas de combate à doença, como o distanciamento social e a interrupção das aulas, por causa da emergência sanitária, esses profissionais da educação continuam procurando a melhor maneira de repassar um ensino de qualidade, de forma remota.

A diretora de ensino da Semed também acredita que esse período tornou a missão da escola um desafio gigante. “Hoje a escola, em tempo de pandemia, se tornou um local vazio, um local sem vida. Foi tirada a possibilidade dos pais de dar aos seus filhos a chance de permanecerem em um local adequado para sua educação. Por outro lado, o ensino está ganhando novas formas. Nós, educadores, ainda temos um pouco de dúvidas sobre como desenvolver esse ensino, mas vamos buscando alternativas, estudando a melhor forma de desenvolver essa tarefa”, complementa.

Retorno às aulas – Rosiane Monteiro informou ainda quanto ao ano letivo para 2021. “Em relação ao retorno às aulas, na semana passada, em algumas escolas, demos início à etapa de diagnóstico, mas tudo de forma remota. As demais escolas ainda estão se organizando em função dos professores que ainda vão chegar. Infelizmente nós vivemos esse momento de lockdown em que a escola se torna ainda mais vazia”, finalizou.

No Pará existem atualmente cerca de 15 mil escolas. O município de Marituba tem 71instituições de ensino em sua rede, sendo duas exclusivas de atividade complementar. São 24.853 alunos do ensino regular e mais 333 alunos das escolas de atividade complementar (dados do Censo Escolar 2020).

O município de Marituba tem 71instituições de ensino em sua rede

Texto: Pablo Nicolas (Estudante de jornalismo, com revisão de Rosa Borges)

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade