CRAS Emanuel Rocha realiza Pré-Conferência de Assistência Social e Curso de Panificação

O Curso de Panificação tem duração de uma semana, por meio de 40 horas de aula

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semads) realizou, na manhã desta quinta-feira (08), no CRAS Emanuel Rocha, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, que contou com a participação dos trabalhadores e usuários dos serviços deste Centro de Referência em Assistência Social, localizado no bairro de Decouville.

A coordenadora do CRAS afirma que é momento de pensar em propostas para a Conferência Municipal

A Pré-Conferência teve como tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção”. De acordo com a coordenadora do CRAS, Rosiane Prist, este é o momento de analisar as políticas públicas de assistência social e pensar em novas diretrizes e melhorias nos atendimentos.

Ela explica também que nas pré-conferências se discutem as propostas para serem levadas para a Conferência Municipal, que irá acontecer no dia 06 de agosto. Para isso, foram realizadas pré-conferências em todos os CRAS do município. As propostas serão reunidas e será elaborado um documento que será levado para a Conferência em agosto.

“É um momento de discutir e pensar propostas e também de ver as fragilidades, potencialidades e ver novas diretrizes para o fortalecimento dessa política”, pontuou a coordenadora.

Dona Sebastiana é a representante da Terceira Idade

A dona de casa Sebastiana Gomes, 67 anos, é representantes da terceira idade na pré-conferência do CRAS Emanuel Rocha. Ela comenta que esta é uma oportunidade de reivindicar serviços que são de interesse dos idosos que são atendidos neste CRAS. “Temos tido muita melhora no atendimento mas queremos sempre melhorar”, comentou.

Curso de Panificação –  As alunas do curso de Panificação, que está sendo realizado no Centro de Referência da Assistência Social Emanuel Rocha, no bairro Decouville, participaram de aulas práticas na manhã desta quinta-feira (08).

O Curso de Panificação tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferece mais de 300 cursos de capacitação em diversas áreas. A instrutora do Senar, Márcia Elizabeth, que ministra as oficinas do Curso de Panificação, explica que o curso é voltado para a produção de salgados onde os alunos receberão um certificado de padeiros em salgados.

“Aqui eles estão aprendendo a preparar salgados assados, fritos, rissoles, pastéis, canudinhos, pizzas, além de aprenderem as boas práticas na manipulação de alimentos”, detalha.

O curso conta com três turmas de 12 alunos

A dona de casa Elizabete Canavarro, 60 anos, é uma das alunas. Ela comenta que está desempregada e está sempre procurando novos conhecimentos e novas formas de conseguir uma renda extra. “Eu estou muito satisfeita com o que aprende e vou já começar a produzir lanches para vender”, destacou.

O Curso de Panificação tem duração de uma semana, por meio de 40 horas de aulas. O curso conta com três turmas de 12 alunos que estão desde a segunda-feira (05), participando da capacitação que visa proporcionar o aprimoramento a pessoas que queiram abrir o seu próprio negócio.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito