Atendimento na UPA Eládio Soares já foi retomado

Servidores da UPA reunidos no início dos atendimentos

Com sentimento de alívio e muita emoção, os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares, voltaram às atividades no início da noite desta terça-feira (27). Exatamente às 19h, o portão da unidade foi reaberto para atendimento à população de Marituba. A unidade foi invadida na noite da última segunda-feira (26), por assaltantes armados. Parte do prédio sofreu danos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou os reparos estruturais imediatos para o retorno das atividades.

Antes do início do atendimento, a equipe de profissionais da UPA realizou um momento de oração. Segundo o diretor da UPA, Cláudio Ferreira, mesmo assustados com o ocorrido, os profissionais voltaram às atividades porque o principal objetivo é atender a população do município. “Ainda continuamos abalados emocionalmente, mas nossa população precisa e necessita da continuidade da assistência da Unidade. Nós temos que fazer valer o nosso papel como atendimento público de saúde. Fizemos um esforço conjunto para que o atendimento voltasse o mais rápido possível”, destacou.

O retorno das atividades contou com a equipe de funcionários completa, composta pelo corpo administrativo, de recepção e encaminhamento, e também três médicos que atuaram no plantão noturno da Unidade. Os funcionários da UPA de Marituba vão ser assistidos por um acompanhamento psicológico, realizado pela Coordenação de Saúde Mental da Sesau. Médico plantonista da UPA Eládio Soares há dois anos, Paulo Nascimento diz que o trauma da invasão da última segunda-feira é contínuo, mas que o apoio recebido do poder público é fundamental para superar o medo e a insegurança.

Equipes da Prefeitura de Marituba realizaram os reparos necessários na UPA

“O que aconteceu aqui na UPA pode acontecer em qualquer unidade de saúde. O medo, claro, ainda está presente, mas quando temos a auxílio do poder público municipal, conseguimos seguir mais fortes e mais tranquilos, e assim conseguimos realizar o melhor atendimento à população do município de Marituba”, frisou o médico.

O atendimento na UPA no início da noite desta terça-feira foi tranquilo. Os pacientes que precisaram de atendimento eram encaminhados para uma primeira triagem, e posteriormente direcionados para o atendimento que cada caso necessitava. Após uma crise alérgica, a auxiliar Administrativa Raíssa Souza, de 22 anos, procurou a UPA Eládio Soares. “Esse atendimento é muito importante. Estou desde cedo passando mal. Cheguei um pouco antes da retomada do atendimento, mas fui bem recebida e atendida, mesmo pouco tempo depois do acontecido aqui”, comentou.

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Marituba realiza a segurança da Unidade 24h por dia. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares fica localizada na Rodovia BR-316, KM-12, no bairro Almir Gabriel. O atendimento na Unidade é realizado por meio do sistema “portas abertas”, por livre demanda. O paciente, para ser atendido, precisa ter em mãos um documento original com foto e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paciente em atendimento na UPA Eládio Soares

Texto: Luiz Antônio Pinto