Prefeitura de Marituba garante políticas públicas voltadas para mulheres

0

 

Enquanto homens ocupam todos os ambientes, mulheres lutam por direitos básicos e muitas ainda não têm consciência do seu próprio poder, força e capacidade de ocupar todos os lugares. Criar políticas públicas que empoderem mulheres, ativem consciência de fortalecimento coletivo e deem a elas oportunidades de emprego e renda é uma das preocupações da Prefeitura de Marituba.

Rayssa Ratto é artesã e consultora de imagem. Ela diz que trabalhar deu à ela novas perspectivas. “Ter mulheres cada vez mais ocupando espaços no mercado de trabalho é um progresso político-social que proporciona liberdade. Ser independente financeiramente nos faz cuidar mais de nós mesmas, procurar melhorar o lado profissional e pessoal,  buscar melhor nossos parceiros e a não aceitar relações abusivas”, ensina.

Rayssa Ratto é artesã e consultora de imagem

Rayssa também acredita que ajudar outras mulheres a crescer profissionalmente é muito importante. “Empoderar mulheres é um movimento muito importante para que todas tenham acesso a qualidade de vida”, garante.

A empreendedora conta os desafios que enfrenta diariamente. “Como uma mulher empreendedora enfrento, além dos desafios do trabalho, o desafio de estar em uma roda de negócios onde a maioria são homens e acham que têm as melhores ideias, que precisam explicar as coisas para a gente. Desde quando percebi que isso ocorre, me incomoda bastante, mas me faz ter mais vontade de ser melhor. Infelizmente, em muitos casos, mulheres na mesma posição que homens precisam se mostrar extremamente fortes para serem respeitadas e reconhecidas” afirma.

Para incentivar que mais mulheres alcancem o mercado de trabalho a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), realiza atendimento para mulheres que tiveram direitos violentados e o público em geral, realizando cursos profissionalizantes e palestras, promovendo mudanças importantíssimas na mentalidade dessas mulheres, dando segurança para que elas ocupem espaços no mercado de trabalho e tenham o sentimento de empoderamento.

Rayssa relata que os cursos da realizados pela Sedeter são fundamentais para o sucesso dos negócios. “Os cursos ofertados, como confecção de biojoias, me ajudaram a ter conhecimento e uma ser artesã. Enquanto os cursos da área administrativa e de marketing nos ajudam a ir além do básico e realmente gerir um negócio”, conta.

O titular da Sedeter, Igor Castro, reconhece a importância que o trabalho desenvolvido pela secretaria tem na vida de mulheres. “Apoiar o empreendedorismo feminino e proporcionar políticas que deem poder às mulheres é muito importante. Estamos sempre em busca de melhorar nosso atendimento. Inclusive abrimos um espaço na secretaria para que um grupo denominado ‘Mulheres Empoderadas’ use o espaço da secretaria para se reunir, o que foi muito bom, pois até nossas funcionárias sentiram a necessidade de participar”, afirma o secretário.

Além da Sedeter, a Prefeitura de Marituba trabalha de forma integrada entre as secretarias para dar todo suporte necessário, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que atende mulheres em situação de violação de direitos em decorrência de violência sexual, física ou psicológica. As pessoas atendidas pelo centro são encaminhadas para uma rede de serviços com atendimentos de assistência social, psicologia e advocacia. A coordenadora do Creas, Rafaela Reis, explica o seviço ofertado pelo órgão. “Nós trabalhamos para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia das mulheres, para que os padrões violadores de direito no interior da família acabem e, também, prevenindo a reincidência de violações de direito”, disse.

Campanhas educativas sobre empoderamento feminino, enfrentamento a violência doméstica e a importância da saúde mental são de extrema importância para que mulheres que tem o direito violentado sejam fortalecidas. A Coordenadora relata, ainda, que o trabalho realizado pelo Creas Marituba salva muitas mulheres e cria uma rede de fortalecimento coletivo. “Muitas saem empoderadas, ao ponto de pôr fim ao ciclo de violência sofrido, chegando até orientar outras mulheres vítimas da mesma violação”, conta.

Secretarias como a Sedeter prestam assistência especial para as mulheres de Marituba

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Jamyla Magno

Fotos: Ary Brito e acervo pessoal

 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade