Gestão feminina promove olhar mais sensível e humano à população de Marituba

0

Prefeita Patrícia Mendes (à direita) e vice-prefeita Rafaela Santa Rosa

Uma cidade com mais de 50% da sua população composta por mulheres não poderia ter gestão mais alinhada com esse segmento: Marituba, na Região Metropolitana de Belém, é dirigida, desde o início de janeiro deste ano, por duas mulheres: Patrícia Mendes, prefeita, e Rafaela Santa Rosa, vice-prefeita. Juntas, elas venceram as eleições municipais de 2020 e, pela primeira vez, encabeçam uma gestão 100% feminina no município. Entre as prioridades das novas gestoras está justamente um tratamento mais humano e igualitário a todos os maritubenses, com força para transformar a realidade da cidade.

Moradora de Marituba há 16 anos, Patrícia Mendes viu nascer o desejo de se tornar prefeita muito em função do trabalho que desenvolvia como empresária no município. Em suas lojas, ouvia, cotidianamente, os anseios da população por melhorias, seja na geração de emprego e renda, na saúde, na educação, entre outras áreas.

Decidiu se unir, então, à pastora Rafaela Santa Rosa, que há muitos anos também desenvolve ações sociais na cidade, e, juntas, formaram uma chapa totalmente feminina, que saiu vitoriosa nas eleições municipais de 2020. Desde o início da gestão, Patrícia e Rafaela têm buscado um olhar mais cuidadoso e atencioso para a população, sobretudo a mais vulnerável, como mulheres e jovens.

“Sem dúvida, infelizmente, hoje, a realidade ainda é de poucas mulheres não só no poder Executivo, mas na política de maneira geral, o que, claro, reflete na formulação e execução de políticas públicas voltadas para esse segmento. Aqui em Marituba, por exemplo, ainda é muito grave a situação da violência doméstica e da falta de oportunidades de emprego e renda. Então, essas são as nossas prioridades para as mulheres, na nossa gestão. Como mulher, mãe e gestora, sinto que é minha obrigação trabalhar dessa forma. Acredito na força das mulheres e posso garantir que o meu objetivo é dar melhores condições de vida e de dignidade para as mulheres de Marituba”, ressalta Patrícia Mendes, que é mãe de três crianças, sendo a caçula, Maria Antônia, de três anos, a única menina.

Já a pastora Rafaela Santa Rosa é mãe de três mulheres, Sarah, Aimée e Acsa. E também sonha e trabalha por uma Marituba melhor para todas. “Tenho um grande orgulho do trabalho que já vinha desenvolvendo com mulheres e crianças vulneráveis, buscando resgatar principalmente a identidade e valorização dos princípios cristãos e familiares, pois entendo que a família é a base de uma sociedade saudável. Como vice-prefeita desta cidade que tanto amo, sigo lutando para concretizar o nosso projeto de construir um município verdadeiramente justo e igualitário para todos”, pontua.

As mulheres são um dos públicos prioritários para a atual gestão de Marituba

 

 

 

 

 

 

Texto: Elck Oliveira

Fotos: Ary Brito e Wenderson Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade