Com o objetivo de garantir maior segurança aos frequentadores e turistas que buscam as localidades do interior do Pará e cumprir as determinações do Decreto nº 2.044, que estabelece a Política de Vacinação em combate a Covid-19, a Prefeitura de Marituba participa da operação “Carnaval – Tolerância Zero” deflagrada, na última sexta-feira (25), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A operação, que segue até a próxima quinta-feira (3), é realizada pela Segup, juntamente com órgãos de segurança da esfera estadual e municipal e conta com atividades ostensivas, preventivas e de fiscalização durante o período do feriado prolongado.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Vanessa Abreu, explica que a Semma, a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), a Guarda Municipal e a Diretoria de Trânsito de Marituba participam da ação acompanhando os agentes estaduais. “Vamos fiscalizar se os locais de festas realizadas nesse período possuem licença para funcionar, se estão seguindo os protocolos de prevenção contra o coronavírus e ainda se o volume do som está dentro do permitido”, explica.

Equipes da diretoria de trânsito garantem a segurança na travessia de pedestres

“A ação tem como objetivo garantir a saída da cidade com segurança, deste modo iremos fiscalizar o fluxo de veículos que passam pelo nosso município. Durante o período da manhã, nossos agentes municipais de Marituba estarão com foco na travessia de pedestres na Br-316 e durante a noite a fiscalização será nos bares e eventos realizados neste período”, pontua o diretor de transporte do município, Leonan Moura.

Fiscalizações e Penalidades – As equipes de segurança farão a fiscalização do decreto nº 2.044, com intuito de verificar se os estabelecimentos comerciais, tais como, bares, restaurantes e casas de show estarão exigindo o passaporte de vacinação, com o esquema vacinal completo. Os locais que desobedecerem a qualquer uma das determinações do Decreto estadual podem ser advertidos ou até mesmo sofrer multas, de maneira progressiva. A multa é diária, de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada a cada reincidência, e R$ 150 para pessoas físicas – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), a ser duplicada a cada reincidência, além de embargo e/ou interdição do estabelecimento.

Integração – Participam da Operação, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp) de Segurança Pública e Centro Integrado de Operações (Ciop), Guardas Municipais, órgão de fiscalização de trânsito municipais, Secretaria de Segurança Pública do municipal, Vigilância Sanitária municipal, Secretaria municipal de Meio Ambiente, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon).

Com informações da Agência Pará

Fotos: Agência Pará e Divulgação