O município de Marituba deu o primeiro passo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município. Na manhã desta quina-feira (13), a Diretoria de Transporte (Dirtrans) da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte  (Setran) de Marituba realizou o treinamento técnico do grupo de trabalho para a elaboração o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do Município.

A elaboração do PMU de Marituba é executado através de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Para isso foi assinado um Termo de Cooperação para a capacitação das equipes técnicas da Setran que irão atuar na elaboração do documento.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é o documento que planeja as ações para melhorar a mobilidade urbana no município a partir de uma visão de como a cidade deveria ser, considerando a realidade do município. O documento também estabelece metas e faz o monitoramento dos seus resultados.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, municípios com até 250 mil habitantes tem até o dia 12 de abril de 2023 para a criação do seu PMU. Ainda de acordo com levantamento do Governo Federal, somente 5% dos municípios possuem planos de mobilidade urbana.

Marituba possui uma população estimada pelo IBGE em 135.812 (cento e trinta e cinco mil, oitocentos e doze habitantes). O diretor de Transporte de Marituba, Leonam Moura, ressaltou que este é o primeiro encontro para os técnicos que irão trabalhar na elaboração do PMU de Marituba.

Leonam Moura explica que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana envolve um amplo debate com a população

“ A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana envolve um amplo debate com a população, com os segmentos sociais, com associações, segmentos empresariais, todos os setores envolvidos com a mobilidade urbana no município”, destacou.

Os PMUs devem contemplar ainda assuntos como transporte público coletivo, circulação de carros e pedestres, acessibilidade para pessoas com deficiência e integração do transporte público com o privado, entre outras necessidades da população.

Da Redação Comus

Fotos Ary Brito