Cras levam assistência social à população em vulnerabilidade

“Eu participo das ações do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) há muito tempo. Gosto muito do serviço de convivência daqui do Centro, tenho boa relação com todos e faço diversas atividade que incentivam a interação”, disse Marilena Cavalcante da Paixão, 81 anos.

Marilena Cavalcante participa do Cras Emanuel Rocha

Marilena, participa há anos do programa de convencia Cras Emanuel Rocha que visa o fortalecimento de vínculos entre crianças, jovens, adultos e idosos e seus familiares oferecendo atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, entre outras, segundo a idade dos participantes.

O Cras é uma unidade de atendimento à população que oferece serviços de Assistência Social a pessoas em situação de vulnerabilidade como: desemprego, conflitos sociais, insegurança social, entre outras que estejam inseridas no Cadastro Único, Bolsa família, Benefício de Prestação Continuada, além pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e idosos.

A diretora do Cras Emanuel Rocha, Itala Figueiredo, explica os Centros de Referência da Assistência Social atuam na política de básica da assistência trabalhando em situações de prevenção ao agravo. “Nós, enquanto assistência atendemos a nível preventivo por meio de palestras, orientações e ações que fazem com que os usuários tenham a garantia dos seus direitos, seja a nível assistência ou mesmo em parceria com outras secretarias como a de saúde, educação, entre outras”, disse.

Entre os benefícios encontrados no Cras é possível realizar: Cadastro Único; Orientação sobre os benefícios sociais; Orientação sobre direitos; Apoio para dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; Fortalecimento de convivência com a família e com a comunidade; Acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; Apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica e orientação sobre outros serviços públicos.

Marituba conta com quatro Centros de Referência da Assistência Social. Se você faz parte do perfil de atendimento do Cras procure o centro mais próximo do seu bairro.

• Cras Emanuel Rocha – Parque Real, 1190 – Bairro Decouville
  • Cras Dom Vicente Zico – Rua Raimundo Barbosa Santana S/N – Bairro Boa Vista.
  • Cras Déa Rabello – Av. Dep. João Batista, S/N – Almir Gabriel
  • Cras Gedovar Nazzari – Av. João Paulo II, S/N – Bairro Dom Aristides