Webinário de Educação Especial Inclusiva inicia debatendo altas habilidades, síndrome de Down e surdez

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A primeira palestrante desta segunda-feira foi a pedagoga e psicopedagoga Ana Nery Castro

Teve início nesta segunda-feira (03), o Webinário (seminário através da web) voltado para a educação especial inclusiva, cujo tema é “Educação Especial Inclusiva e de qualidade em tempos de pandemia: diálogo e práxis”, programação coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que segue até esta terça-feira (04).

O Webinário trata de temas como altas habilidades (superdotação), síndrome de Down, surdez, autismo, cegueira, paralisia cerebral e autismo, todos vistos pela ótica da educação inclusiva.Profissionais gabaritados estão apresentando esses temas, além de exposições com compartilhamento de experiências exitosas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eny Leite, a Semed estará oportunizando mais desses eventos para troca de experiências. “Queremos e precisamos caminhar pelo caminho da inclusão e para isso precisamos conhecer os caminhos a serem percorridos. Creio que por meio da busca por informações, mecanismos, metodologias e ferramentas tecnológicas conseguiremos alcançar os nossos objetivos”, reforçou.

Eny Leite citou um texto de Maria Tereza Mantoan, no qual se evidencia o papel da escola. “A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido(…)”, diz a citação .

A professora Rosângela Oliveira abordou a inclusão de alunos com síndrome de Down

A primeira palestrante desta segunda-feira (03) foi a pedagoga e psicopedagoga Ana Nery Castro, que é também neuropsicopedagoga e especialista em educação especial. A especialista falou sobre o atendimento educacional para alunos com altas habilidades, o chamado superdotado. Segundo ela, há muito desconhecimento em torno da questão. “Precisamos tirar a invisibilidade e a cultura do desconhecimento, pois isso faz com que a criança fique fora do atendimento especializado. Então, com essa informação, Marituba contribui grandemente para que essa invisibilidade saia e essa desinformação não faça mais parte da cultura do município”, finalizou.

A professora Rosângela Oliveira abordou a inclusão de alunos com síndrome de Down nos espaços educacionais e na sociedade. Ela, que é especialista em Educação Especial e Inclusiva, em Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática, além de ser especialista em Libras, destaca a necessidade da Semed promover mais eventos desse tipo. “Sabemos que mesmo nós, com todo um arcabouço acadêmico e profissional, necessitamos desses momentos de formação. A Semed está de parabéns pelo trabalho voltado para o público-alvo da educação especial e, principalmente, por dialogar com os profissionais da própria rede municipal de Marituba”, reforçou.

Para o professor Walber de Abreu, que ministrou sobre o papel dos profissionais na inclusão de alunos surdos, os profissionais que lidam com alunos surdos devem buscar constantemente a capacitação. “Ao buscar uma capacitação a gente se enriquece e consegue transformar a vida dos nossos alunos que estão na sala de aula, por meio da educação. O apoio dos pais também é importante nesse processo, pois é dentro de casa que a família consegue incentivar e mostrar para esse aluno surdo que ele também é importante, e que pode ser educado”, finalizou.

No segundo dia do Webinário, nesta terça-feira (04), serão discutidos temas ligados ao autismo, paralisia cerebral e cegueira. As transmissões acontecem pelo canal oficial da Prefeitura de Marituba no Youtube, a partir das 9 horas.

O professor Walber de Abreu ministrou sobre o papel dos profissionais na inclusão de alunos surdos

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wenderson Santos

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