Webinário de Educação Especial e Inclusiva foi encerrado com debates sobre autismo, paralisia cerebral e cegueira

0

Todos os palestrantes e expositores receberam certificado de participação no evento

O segundo dia do Webinário de Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira (04), contou com palestras sobre o autismo, paralisia cerebral e cegueira.

A inclusão de crianças com autismo na escola foi abordada pela psicóloga Sarah Soares, que também é neuropsicopedagoga especialista em Teoria Especializada em Autismo e ABA , uma das terapias mais eficazes no tratamento do autismo, que, segundo ela, é um transtorno com muitas complexidades. “O autismo não é um transtorno de fácil diagnóstico , então precisa de muito estudo, conhecimento, cuidado e, principalmente, de um olhar muito crítico quanto à criança. Nesse contexto, a escola é um dos principais ambientes em que a criança se insere. A escola e os professores são peças importantes para o diagnóstico da criança”, reforça.

“As metodologias e recursos que podem contribuir para o aprendizado dos portadores de paralisia cerebral” foi o segundo tema do dia, ministrado pelo professor Hudson Ribeiro, pedagogo com Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional, e especialista em Educação Especial e Inclusiva. De acordo com o especialista não existem  muitos registros sobre a educação para alunos com paralisia cerebral.

“Nós não temos muitos trabalhos na área da educação, voltadas para esse público-alvo, nem sobre o atendimento especializado e da prática pedagógica inclusiva. Então todas as possibilidades que nós tivermos de refletir e de propor ações para esse público, são válidas”, disse Hudson Ribeiro.

Secretária municipal de Educação, Eny Leite

A terceira palestrante do dia foi a já conhecida pedagoga e psicopedagoga  Ana Nery Castro, que também ministrou no primeiro dia do Webinário sobre superdotados. Para a especialista em educação especial e que neste segundo dia abordou os recursos de acessibilidade para alunos com deficiência visual, o evento elaborado pela Semed trouxe para debate um aspecto importante, que é a participação dos pais de alunos com cegueira nesse contexto da educação especial.

“Podemos afirmar que o webinário vem trazendo uma abordagem significativa para esses pais que estão fora do contexto de apoio da escola”, informou.

Todos os palestrantes e expositores receberam certificado de participação no evento das mãos da secretária municipal de Educação, Eny Leite, e da diretora de Ensino da Semed, Rosiane Monteiro.

Professor Hudson Ribeiro, no Webinário

Além das palestras, o Webinário possibilitou o compartilhamento de experiências de profissionais da área da educação especial e inclusiva e contou com a mediação do professor Allan Siqueira. Foi também uma oportunidade de conhecer o trabalho das cinco unidades de atendimento especializados, gerenciadas pela Semed. Entre uma palestra e outra foram veiculados vídeos com as gestoras dessas unidades, descrevendo as atividades de atendimento desenvolvidas junto à comunidade, conforme mostra a relação abaixo:

  1. UMAAM – Unidade de Apoio ao Autista

Gestora: Gizele Rocha Chaves

  1. UMASD /PC– Unidade Municipal de Apoio a Síndrome de Down e Paralisia Cerebral

Gestor (a) : Marta Oliveira

  1. UMAPEM – Unidade Municipal de Apoio Profissionalizante Especializada de Marituba

Gestor (a) : Andréia Barroso

  1. UMAEEI – Unidade Municipal de Apoio à Educação Especial e Inclusiva

Gestor(a) : Daniela Alfaia .

  1. UMACS – Unidade Municipal de Apoio a Cegos e Surdos

Gestor (a): Mistyla Ribeiro

Todas as unidades estão ligadas à GAPEI – Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva da Semed.

 

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wenderson Santos

 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade