VII Conferência Municipal de Educação é realizada em Marituba

Mesa de abertura

Visando promover momentos de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), discutir ações que venham implementar políticas públicas para o cumprimento de novas metas e estratégias em conformidade com o Sistema Municipal de Educação (SME), o município de Marituba realizou ao longo da última terça-feira, 12 de abril, a VII Conferência Municipal de Educação, com o tema “Equidade, Inclusão e Qualidade: os novos desafios para a Educação em Marituba”.

Durante abertura do evento, a Secretária de Educação de Marituba, Eny Leite, enfatizou que o momento “é uma oportunidade única com rica discussão de muito conhecimento e de novas possibilidades para elevarmos a educação do nosso município”.

Somente agora vemos conquistas sendo alcançadas, destaca a professora Iramar.

A programação contou com palestra e mediações dividas por eixos temáticos: Educação Básica; educação especial; alfabetização; educação em tempo integral; qualidade da educação básica; elevação da escolaridade e alfabetização; educação profissional; educação superior; formação, carreira, valorização e remuneração dos profissionais de educação, e gestão democrática e financiamento da educação, onde foram debatidas proposições para melhorias da educação pública para os próximos dez anos no município de Marituba.

Entre as estratégias aprovadas para o próximo decênio está: garantir a construção de mais creches e escolas da educação infantil; ampliação da matrícula para educação infantil, com infraestrutura adequadas e profissionais qualificados em diversas áreas em consonância com a legislação educacional vigente, garantindo acessibilidade e permanecia dessa faixa etária na escola, em regime de colaboração com a união, estado, município e sociedade civil, atendendo as necessidades de cada localidade.

As propostas debatidas no último decênio vencem em 2024 e, em oito anos, nunca foram implementadas para o avanço da educação pública de Marituba.

“Somente agora vemos conquistas sendo alcançadas: benefícios de reforma e ampliação paras as escolas, valorização do profissional e a alimentação escolar nunca foi tão boa quanto está sendo agora”, relatou a professora do departamento de educação ambiental da Semed, Iramar Alves.

A Conferência contou com palestras divididas em eixos temáticos.

A realização da VII Conferência Municipal de Marituba trouxe a oportunidade de discutir ações de políticas públicas que possam ser aplicadas para melhoria da educação no município. Para a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Kleyvane Dias, “o dia 12 de abril foi um dia muito positivo para a educação de Marituba, pois cada ação, cooperação e observação fez com que nós tivéssemos certeza que estamos no caminho certo para proporcionar uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento do ser humano enquanto indivíduo que possa realizar ações para mudar o próprio futuro. O dia 12 de abril foi um marco para a educação do nosso município”, disse.

Texto e foto: Ascom Semed