Unidades Integradas Especializadas retomam atendimento presencial

Unidades Integradas Especializadas retomaram atendimento presencial, nesta segunda-feira (20)

As Unidades Integradas Especializadas de Marituba iniciaram, nesta segunda-feira (20), atendimentos de forma presencial e individualizada, respeitando os protocolos de saúde.

Rosileia Costa, esteve nas Unidades Integradas Especializadas para agendar atendimento presencial para o filho Heitor Paz, 5 anos, na Unidade Municipal de Apoio ao Autista de Marituba (UMAAM). Ela explica que o pequeno Heitor iniciou o acompanhamento na unidade em 2019. “Eu senti que ele apresentou uma grande evolução no quadro dele durante o período em que teve atendimento presencial. A equipe aqui é bastante estruturada e competente e eu estou com bastante fé que ele terá um excelente retorno ao atendimento presencial”, afirma.

Heitor é atendimento pela UMAAM desde 2019

Após o início da pandemia da Covid-19, o local passou a funcionar com atendimento online visando a proteção das pessoas que recebem atendimento e dos profissionais que atuam no local. “A gente sempre teve suporte da parte online tanto da coordenadora da unidade, quanto da equipe que trabalha aqui, não houve um abandono”, explica Rosileia Costa.

Ao todo, em Marituba, funcionam cinco Unidades Especializadas no período de segunda a sexta-feira: Unidade Municipal de Apoio ao Autista de Marituba (UMAAM); Unidade Municipal de Apoio a Síndrome de Down e Paralisia Cerebral (UMASD/PC); Unidade Municipal de Apoio Profissionalizante Especializada de Marituba (UMAPEM); Unidade Municipal de Apoio a Educação Especial e Inclusiva (UMAEEI) e Unidade Municipal de Apoio a Cegos e Surdos (UMACS).

A UMAEEI trabalha todos os tipos de especificidades que necessitem de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia

A coordenadora da UMAEEI, explica que a unidade trabalha com todos os tipos de especificidades que necessitem de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. “Já o atendimento individualizado, nós trabalhamos com a deficiência individual ou algum tipo de transtorno de aprendizado”, disse. A coordenadora afirma ainda que agenda de matricula para a unidade é aberta durante todo o ano. “A família precisa de um encaminhamento realizado por uma escola do município, posto de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ”, pontua.

Unidades Integradas retomaram atendimento presencial

Já a coordenadora da UMADS/PC, Marta Oliveira, explica que a unidade atende crianças com idade a partir dos 3 anos até a idade adulta. “Aqui a gente trabalha a parte terapêutica e pedagógica com atendimentos que duram cerca de 40 min. A UMADS/PC vem facilitar a vida tanto da criança quanto dos pais porque a cada vez que eles vêm aqui, as crianças apresentam evoluções, fora a socialização que eles encontram aqui com o meio-ambiente e outras pessoas”, disse.

Para retomar o atendimento presencial nas Unidades Integradas Especializadas é necessário apresentar o comprovante de matrícula no seguinte endereço:  Rua do Eucaliptal, 309 (entre rua do Decouville e Alfredo Calado).

Texto: da redação da Comus

Fotos: Ary Brito