Unidades de Saúde aderem ao Programa de Controle ao Tabagismo em Marituba

0

Seis unidades de saúde do município de Marituba aderiram ao Programa de Controle ao Tabagismo. Ao todo, nove unidades de saúde do município passarão a oferecer este serviço a partir do mês de maio.

O tratamento oferecido para pessoas que desejam parar de fumar será realizado por meio de adesivos de nicotina, fazendo com que diminua a necessidade desta substância no organismo, e, por medicação, caso seja necessário. A nicotina é uma substância psicoativa que produz alteração no sistema nervoso central e que pode gerar modificação no estado emocional e comportamental do usuário, além de produzir dependência e trazer prejuízos à saúde.

Para a coordenadora do programa de Controle ao Tabagismo, Rayana Cristo, acolher o usuário e oferecer o tratamento de maneira acessível é a melhor forma de prevenir agravos à saúde em decorrência do fumo. “A ampliação do tratamento de Controle ao Tabagismo vem em um momento muito propício, pois, com a pandemia, tivemos um aumento no nível de ansiedade da população, fazendo com que o número de fumantes aumentasse consideravelmente”, afirma.

Visando aperfeiçoar o atendimento, todas as unidades dentro do Programa de Controle ao Tabagismo participam de um curso online oferecido pelo Ministério da Saúde nos dias 14 e 15 de abril para se capacitar os profissionais para uma abordagem completa e identificar o melhor tipo de tratamento ao paciente.

Para o médico Esdras Edgar, que atua na Unidade Saúde da Família (USF) do bairro Nova Marituba, o curso é uma importante ferramenta para facilitar o atendimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde. “A gente sabe que o tabagismo é um fator de risco para diversas doenças como pressão alta, doenças pulmonares, cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Então, ser capacitado para ofertar um tratamento à população é de suma importância”, disse.

O médico afirma ainda que o curso visa capacitar profissionais no entendimento de como funcionam as políticas de controle ao tabagismo e quais são os mecanismos associados a dependência do tabaco, além de como tratar e acolher o paciente.

Confira as Unidades de Saúde que possuem o Programa de Controle ao Tabagismo e seus endereços:

  1. UBS Nossa Senhora da Paz – Rua da Divisa S/N
  2. UBS Gilson Rufino – Rua Antônio Maria de Brito, 10
  3. USF Nova União – Rua São Francisco S/N
  4. USF José Coelho Serrão – Rua da Sagre S/N
  5. USF Haifa Gabriel – Rua Antônia Armando S/N
  6. USF Nova Marituba – Lot Imperial – S/N
  7. USF Manoel Paiva – Trav 8º – Quadra 8, 13
  8. USF PRS José de Arimatéia – Rua Canaã S/N
  9. USF Uriboca – Rua do Uriboca S/N

Texto: Aline Carvalho (Ascom Sesau)

Foto: Ary Brito

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade