Técnicos da Sedap realizam visita técnica em escola municipal e levam orientação sobre preparação do solo para horta escolar

Técnicos da Sedap falam sobre a preparação do solo.

Alunos da Escola Municipal Santa Tereza Davila, no bairro do Decouville, participaram, na ultima quarta-feira (28), de uma palestra alusiva ao Dia da Terra, comemorado no último dia 22 de abril. A palestra foi dada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP) e reuniu mais de 60 estudantes que ainda receberam orientações para a instalação da horta da escola.

A ida dos técnicos da Sedap às escolas municipais faz parte do projeto de educação ambiental desta secretaria que visa despertar o interesse nos estudantes pelo respeito ao meio ambiente e pela sustentabilidade como modo de vida.

Ricardo Sena apresenta biofertilizantes e adubo orgânico aos alunos.

De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos da secretaria, Ricardo Sena, a palestra educativa é acompanhada de uma visita técnica ao espaço da escola para viabilizar a implantação de uma horta comunitária.

“Primeiramente iremos conversar com os alunos sobre preparação do solo e apresentar alguns produtos orgânicos oriundos dos projetos da secretaria com os agricultores do município e depois iremos verificar a situação da horta da escola e orientá-los sobre a preparação do solo e produção de mudas.”, comentou Ricardo.

Entre estes produtos estão biofertilizantes líquidos e adubos orgânicos produzido com resíduos caseiros, como borra de café casca de banana e casca de ovos e outros matérias reciclados que podem ser aproveitados na produção de mudas.

A gestora da escola, Maria José Santos elogia o projeto e destaca que os alunos demonstram muito interesse neste tipo de atividade. “Este é um momento de grande aprendizado. Nós precisamos desta orientação para tocar nossa horta comunitária e trazer responsabilidade ambiental para os nossos alunos”, concluiu a gestora.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Santos