Sociedade discute políticas públicas de assistência social na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A conferência é um espaço deliberativo que discute as políticas de assistência social

Mais de 100 representantes da sociedade se reuniram, durante esta sexta-feira (06), na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no templo da Assembleia de Deus, no centro de Marituba. As conferências são espaços de caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social.

O tema deste ano foi “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento contou com a presença de autoridades municipais e vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Allan Besteiro.

Jânio Marinho: “Aprimorar as políticas públicas de assistência”

Para Jânio Marinho, que representou a Prefeita Patrícia Mendes no evento, ouvir as pessoas que realmente necessitam de assistência é a melhor forma de aprimorar as políticas públicas no município.  “ É uma satisfação e uma grande responsabilidade representar a prefeita que tem as políticas públicas de assistência social como prioridade de sua gestão”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edmilson Picanço, comentou que a conferência se forma pelo debate coletivo e assegura a discussão e avaliação das ações governamentais e também define as prioridades políticas para o município “ Aqui estão reunidas diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social para melhor atender a garantia dos direitos da população”, disse.

O autônomo Manoel de Jesus Santos, 54 anos, participou da 11ª Conferência Municipal representando os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Déa Rebello do bairro do Almir Gabriel. Ele comenta que esta é uma oportunidade de discutir os direitos das pessoas da comunidade. “Além de conhecer nossos direitos vamos exigir que eles sejam respeitados”, comentou.

Secretário Delmiro: “Ouvir à população”

O secretário municipal de Assistência Social, José Delmiro da Rocha, comentou que a participação popular irá apontar as prioridades que devem ser tomadas dentro da Gestão. ” É muito importante ouvir à população para termos um termômetro de como eles estão recebendo os nossos serviços e assim podermos  melhorar o atendimento”, afirmou.

A conferência contou com a palestra magna da assistente social  do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Vinólia Vieira, que subsidiou o debate nos grupos de trabalho. Na ocasião foram eleitos os delegados para a conferência estadual, com data ainda a definir.

Edmilson Picanço é Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Texto: Márcio Flexa