Sociedade civil discute saneamento, cultura, trabalho e agricultura em audiência virtual

A audiência pública contou com a presença de vários secretários municipais

O terceiro dia de audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual para os anos de 2022 a 2025 discutiu temas de grande interesse da população de Marituba. Iniciada às 18 horas, a audiência contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda, Igor Castro; da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Sandra dos Santos; do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Yuri Bastos; e do secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Coaraci Dias; além do Procurador Geral do Município, Igor Miranda, e do titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Mário Santiago, que conduziu os trabalhos.

Durante toda esta semana estão sendo realizadas quatro audiências públicas virtuais, que discutem diferentes temas de interesse da população. As audiências estão sendo registradas em ata que serão anexadas ao Plano Plurianual (PPA) para a elaboração das diretrizes dos objetivos e metas da prefeitura e os investimentos e objetivos que a prefeitura deve executar durante quatro anos, iniciando no segundo ano da gestão atual até o final do primeiro ano da próxima gestão.

Na área do saneamento, questão da pavimentação de vias foi um tema recorrente entre os representantes das entidades participantes, assim como na área da cultura, a preocupação constante das entidades foi com a realização das festas juninas na quadra junina que se aproxima, assim como descentralização dos projetos culturais para os bairros.

“Temos no Residencial Umaris muitos jovens e adolescentes assim como espaços para realização de projetos. A cultura é arte e através dela a gente consegue muitos benefícios para os nossos jovens”, comentou Laís Costa, do residencial Umaris.

Dentro do tema agricultura as melhorias nos polos produtivos e incentivos para os agricultores rurais foram dois pontos muito questionados pelas entidades. O secretário Yuri Bastos destacou que nos primeiros cinco meses de gestão mais de 70 famílias de agricultores foram alcançadas. “Estamos buscando insumos e parcerias com os governos Federal e Estadual para conseguirmos alavancar nossa agricultura familiar e nossos produtores sejam valorizados”, comentou o titular da Sedap.

O secretário Igor Castro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), foi questionado sobre o desenvolvimento de atividades de incentivo à geração de renda nos bairros e sobre projetos financeiros para trabalhadores que perderam renda durante a pandemia .

Titular da Sedeter, Igor Castro, na audiência pública virtual

Se inscreveram para as audiências a Associação Agrícola dos Moradores Bela Vista, Centro Social do Bairro de São Francisco, Centro Educacional Professor Iago Guimarães, Pai d’Égua Artes e Entretenimento, Associação dos Moradores do Residencial Parque dos Umaris, Associação dos Moradores do Conjunto Albatroz I e II, Associação dos Moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, Associação Papa João XXIII, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Projeto Alcateia ABC Marituba, Agrovila São Pedro, Majestade Junina, Leo Art Visual, Projeto dos Trilhos da Cultura, Associação da Pessoa Idosa de Marituba (APIMOM), Associação dos Ambulantes do Município de Marituba, Associação de Mulheres de Marituba, Movimento Afrodescendente do Pará, Associação Esportiva de Pessoas com Deficiências de Marituba, Associação Evangélica de Marituba.

Participação popular – Paralelo à realização das audiências, a população em geral também pode participar da construção das prioridades da atual gestão para os próximos anos através de um link disponibilizado no site da prefeitura.

Através deste link a população pode responder um questionário sobre as necessidades do bairro ou região e onde cada munícipe pode apontar as prioridades da comunidade. Este questionário pode ser acessado e respondido até o dia 28 de maio. Por meio dos questionários, será feito o diagnóstico das necessidades da população que, somadas com os resultados das audiências públicas, vai gerar o PPA.

Serviço:
Audiências públicas virtuais para a elaboração do Plano Plurianual (2022/2025)
20/05 – Educação e Tributos
Hora: 18 horas