Sesau realiza ‘Dia D’ de vacinação antirrábica em Marituba

Consciente e cuidadosa, a população de Marituba aderiu de forma expressiva levando seus animais de estimação aos 19 pontos de vacinação antirrábica disponibilizados pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na manhã deste sábado (20).

A campanha de vacinação antirrábica aconteceu em todas as unidades de saúde do munícipio

Antes do início da vacinação, marcado para às 8h, uma fila se formou na porta da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do conjunto Nova Marituba, que disponibilizou para esta ação 1.250 doses de vacinas e uma equipe com 16 profissionais: Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e auxiliares de limpeza, sob a gerência da enfermeira Glaucilene Alves.

“Felizmente não há registro da doença no munícipio. A campanha antirrábica é benéfica para  a saúde dos animais e seres humanos”, frisou a enfermeira.

A felina, Penélope de 1 ano e 3 meses

Nesta unidade, as primeiras da fila foram Durona, cadela de 5 anos, e Penélope, gata de 1 ano e 3 meses, que foram conduzidas até a unidade de saúde pela responsável Cintia Silva, moradora do Nova Marituba.

“Dispor do tempo para manter em dia a saúde dos nossos animais de estimação, é um ato de amor”, disse a moradora.

Em todas as unidades de saúde foram vacinados cães e gatos saudáveis a partir do terceiro mês de vida.

A meta da Sesau foi atingir até 20.792 animais em todo o município, sendo 16.551 cães e 4.241 gatos.

Para quem não conseguiu levar seu pet para vacinar, a unidade realizará a vacinação no decorrer da semana.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal para os seres humanos, tendo o vírus concentrado, em maior quantidade, na saliva, e como principais sintomas demência, medo, depressão e agressividade.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva