Com o intuito de garantir à população mais acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou, hoje (30), o projeto Cadastra Canaã, que visa realizar uma grande ação de cadastro e recadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a população residente no bairro Canaã para a unidade de saúde do bairro.

O recadastramento é obrigatório para quem recebe benefícios sociais do Governo Federal, a exemplo do Auxilio Brasil, e pode ser realizado tanto na unidade de saúde quanto na residência do usuário por meio de um agente comunitário de saúde.

A ação segue até a próxima sexta-feira (03) por toda equipe de saúde da unidade Canaã garantindo que todos os usuários tenham acesso à unidade de saúde e ainda melhorar os recursos destinados à saúde para o município.

“O cadastro tem o objetivo fazer com que a unidade melhore o seu plano assistencial e que tenha ciência de quantas gestantes, diabéticos e hipertensos existem naquele bairro, por exemplo. Isso faz com que a gente crie uma linha de cuidado para com a população identificando a real necessidade desse bairro”, explica o diretor de Atenção à Saúde de Marituba, Victor Cunha.

Rosemara Silva recebeu a equipe de saúde para realizar o cadastro SUS

Rosemara Silva, 24 anos, foi uma das moradoras do bairro que recebeu a equipe de saúde em sua casa para a realização do cadastro SUS de sua família. “Eu achei ótima a ideia dessa ação que veio até a minha casa para realizar o recadastramento do SUS das pessoas que compõem a minha família. Eu utilizo bastante os serviços da unidade de saúde tanto para atendimento para mim quanto para os meus filhos”, disse.

Desde 2021, o Ministério da Saúde destina verbas para os municípios a partir dos cadastros ativos no SUS. Por conta da pandemia do coronavirus, a realização de novos cadastros foi prorrogada afim de alcançar o maior número possível de usuários no município.

Da redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade