Sesau promove ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo

Várias ações foram ofertadas durante a ação

Duas campanhas voltadas à saúde marcam o mês de janeiro, a Campanha Janeiro Branco que chama atenção da população para o cuidado com a saúde mental e emocional e a Campanha Janeiro Roxo que chama a atenção da sociedade para os sinais e sintomas da hanseníase e a importância do diagnóstico precoce.

Em alusão às duas campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) organizou uma manhã de ações voltadas à saúde, nesta sexta-feira (28), na Praça Matriz de Marituba, com o intuito de alertar aqueles que passavam pela praça sobre o cuidado com a saúde mental e para a prevenção da hanseníase.

Nasaré Medeiros – Coordenadora municipal do programa de controle da hanseníase

Durante a ação foi possível encontrar serviços de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite, verificação de Pressão Arterial, dosagem de glicemia, Auriculoterapia, rodas de conversa, orientação psicossocial, orientação psicologia, música ao vivo entre outros serviços.

A coordenadora municipal do programa de controle da hanseníase, tuberculose e IST/AIDS, Nasaré Medeiros, conta que é importante se atentar aos sintomas como: manchas claras ou avermelhadas, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento.

“Todas as nossas unidades de saúde de Marituba realizam atendimento e tratamento para a hanseníase e aqui no município ainda temos um reforço especial que é a URE Marcello Cândia”, explica.

A aposentada Neide Gildo, aproveitou a ação para verificar a sua pressão arterial. “Eventos como esses são de grande importância para conscientizar a população tanto para com os cuidados de prevenção a hanseníase quando para com a Saúde Mental”, afirma.

A prefeita Patrícia Mendes também participou da ação e destacou a importância de eventos como esses. “É importante atentar que a hanseníase tem cura e precisa ser tratada precocemente. Estamos aqui lembrando também do Janeiro Branco quando a gente volta os nossos pensamentos à saúde mental que precisa sim de cuidado e interação”, disse.

O Morhan também participou da ação com uma caminhada pelas ruas de Marituba

O Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase (MORHAN) também participou da ação desta manhã com uma caminhada pelas ruas de Marituba que se encerrou na Praça Matriz.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito