Servidores recebem curso de capacitação em Libras

0

O curso terá duração de quatro meses

Visando capacitar o quadro funcional das Unidades Integradas Especializadas, local de funcionamento dos atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica, e de assistência social, para pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realiza o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo de fundamental importância por proporcionar oportunidades, aos servidores, e favorecer a inclusão dos educandos, para seu desenvolvimento no aspecto educacional, social e emocional.

Há 21 anos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) era reconhecida legalmente, como meio de comunicação, através da Lei nº. 10.436/2002. No Brasil, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas sejam surdas, dessas, pouco mais de 2 milhões com surdez total (IBGE 2022).

Professora Vanessa Martins

Segundo a professora Vanessa Martins, “a maioria dos profissionais que lidam com esse público não sabe LIBRAS, então necessita-se desse curso para conseguir conversar e atender os alunos surdos com autonomia sem a presença de um intérprete”.

Ao todo, 40 servidores participam do curso que acontece todas as sextas, manhã e tarde, desde o último dia 3 de março, com duração de 4 meses, ministrado pelas professoras especialistas em Libras, Vanessa Martins e Jaqueline Gaia.

Professora Jaqueline Gaia

“Nosso principal objetivo é fazer com que os profissionais das Unidades Especializadas aprendam sobre a Cultura Surda e desenvolvam o diálogo em LIBRAS, a fim de elevar a qualidade do atendimento interno e garantir os direitos da pessoa com surdez. Estamos capacitando as famílias dos alunos surdos e demais púbicos que queiram ampliar sua atuação profissional de forma mais humanizada através do curso de LIBRAS”, disse a professora Jaqueline Gaia.

 

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade