Servidores municipais participam de workshop sobre sustentabilidade

A Prefeitura de Marituba realizou na manhã da última sexta-feira (8), no Ginásio Poliesportivo, um workshop sobre sustentabilidade. O evento foi destinado aos servidores municipais e teve o objetivo de debater um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos nos locais de trabalho, devendo para isso tomar uma série de medidas que visam incentivar a educação ambiental dos servidores e colaboradores municipais.

A ação contou com a presença do vice-prefeito João Batista, o secretário de Meio Ambiente Ismaily Bastos, o secretário de Planejamento e Gestão Antônio Coutinho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda Roberto Alcântara, o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Napoleão Oliveira, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Carlos Miranda, a secretária de Saúde Cristiana Braga, a secretária de Administração Luzineide Farias, a secretária de Habitação Ana Cunha, além do responsável pela Controladoria Geral Liberato Diniz.

Durante a atividade, os servidores receberam materiais educativos e assistiram palestras referentes à temática do evento. O professor Alexandre Damasceno da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), ministrou uma palestra cujo o tema era “De onde vem e para onde vai o lixo: Sou responsável por ele?”. Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ivalnide Carvalho, apresentou as medidas que o órgão estadual adotou nos últimos anos.

Encerrando as atividades, o representante da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Tauany Vieira, abordou o tema “Reciclando nossos conhecimentos sobre resíduos”, onde destacou a importância da separação e do descarte dos resíduos de forma correta. “Separar o lixo é a alternativa correta, pois diminui o volume de matérias sólidos descartados nos aterros sanitários e ainda gera emprego e renda para as cooperativas de reciclagem”, concluiu.

Texto: Paulo Ricardo Rezende
Revisão: Joana Santos