Semob promove encontro de gestores municipais da RMB

A Superintendência de Mobilidade  Urbana de Belém realizou na tarde do dia 21 de maio uma Encontro de  Gestores  Municipais de Transporte Público da Região Metropolitana, para tratar dos impactos do Bus Rapid Transit (BRT- Belém) na Região Metropolitana.O município de Marituba  foi representado pelo diretor de Transporte Municipal João Emílio.

Para João a iniciativa da Semob ajudará à estreitar a relação entres o municípios da região metropolitana. “Esse encontro foi o primeiro passo para algo maior, os município se mostraram dispostos à colaborar, afinal os resultados vão refletir para todos”. Conta o diretor. Um segundo encontro está marcado para o dia 29 de maio para discutir o convênio de cooperação técnica entre os municípios. Para a superintendente da Semob, Maísa Tobias, o assunto é pertinente  para o atual quadro de transporte da RMB. “ Esse encontro foi  muito representativo para todos os município, pois estamos vivendo  um momento em que Belém  e região metropolitana já deslancham numa perspectiva de sistema integrado de transporte”. Relata Maísa.

O projeto do BRT Belém prevê na primeira fase a redução de 177 linhas de ônibus para apenas 77, com a racionalização  de 11 mil para 10 mil viagens diárias aumentando a frequência de 20 para menos de 12 minutos ampliando a capacidade de atendimento com previsão para alcance de transporte de mais de 850 mil passageiro/dia e redução de 18 para 4 empresas melhorando a capacidade de gestão do poder público.