O Meio Ambiente e a Sustentabilidade são prioridades em Marituba. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Marituba (SEMMAS) é dado o apoio e avaliação da preservação ambiental do município, com amplas atribuições, no que se refere à preservação, conservação e defesa do meio ambiente, atendendo as legislações ambientais vigentes.

A gestão da política ambiental do município se dá através do licenciamento necessário para quaisquer construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades potencialmente poluidoras; fiscalização ambiental; educação ambiental visando sensibilizar a população para esta temática; promovendo qualidade de vida aos animais averiguando denúncias de maus tratos e atendimentos aos animais; Plantio de mudas frutíferas por meio do projeto Viveiro de Mudas; e ainda pontos de coleta seletiva.

Coleta Seletiva

O município vem implementando e ampliando o Programa Municipal de Coleta Seletiva com Pontos de Entrega Voluntárias (PEVS) instalados nos diversos bairros do município onde a população pode depositar papelão, papel, livros, jornal, garrafa pet, recipientes de plástico, entre outros.

A coleta destes resíduos é feita pelas Associações e Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis e a gestão municipal realiza o apoio logístico do transporte de materiais recicláveis. Até o momento foram instalados mais de 100 Pevs por toda Marituba, arrecadando cerca de 60 toneladas de resíduos, no último ano.

Segundo o Coordenador de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Fernando Monteiro, a coleta dos Pevs é realizada diariamente o transporte desses resíduos por um caminhão específico, caminhão munck, e em seguida os resíduos são destinados as cooperativas coopitamari e Cocamar. “A ideia desses Pevs é sensibilizar a população para a questão da coleta seletiva para que destinem materiais que podem ser reciclados. Os Pontos de Entrega Voluntárias estão distribuídos em locais estratégicos da cidade de grande circulação de pessoas”, disse.

Lauro Mendes – Presidente da Coopitamari

O Presidente da Coopitamari, Lauro Mendes, explica que assim que os materiais chegam a cooperativa, eles passam por uma triagem para seguirem para a comercialização. “A instalação dos pontos de entrega voluntária melhorou a muito o nosso trabalho, antes a gente tinha que percorrer mais de 1km com a chegada dos Pevs. Ao todo, temos 10 cooperados trabalhando aqui”, afirma.

“A gente agradece muito a gestão por esse incentivo que tem dado por meio do projeto Umari Sustentável de coleta seletiva que tem nos ajudado muito. É daqui que a gente tira a nossa renda”, completou.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Patrick Santos