Semma apresenta projeto de recuperação da nascente do Igarapé Santo Amaro à Promotora de Justiça

O Secretário de Meio Ambiente(a direita) e o Diretor de Meio Ambiente da Semma recebem a Promotora Eliane Moreira.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Braun  e o Diretor de Meio Ambiente da Semma, Fernando Monteiro, apresentaram hoje(09), o Projeto de Recuperação das Nascentes do Igarapé Santo Amaro, localizado no Residencial Viver Melhor Marituba à Promotora de Justiça de Marituba, Eliane Moreira.

Segundo o titular da Semma a área terá um cercamento reforçado para evitar ocupação indevida, como uma das medidas de preservação do local.
‘Nós apresentamos à promotora o projeto que a Semma criou para recuperação dessa área, por ser uma Área de Preservação Permanente (APP). Vamos acelerar o processo de cercamento da área para evitar possíveis ocupações indevidas. Já iniciamos o reflorestamento, a recuperação e a limpeza da nascente”, revelou.
Fernando Braun assegura que quem ganha com o projeto é a população. ”A população só tem a ganhar com o Programa Municipal de recuperação de nascentes e áreas degradadas, no igarapé Santo Amaro, pois a comunidade capta água dessa nascente para consumo próprio. Com a sua preservação, portanto, esta será a grande beneficiada”, comentou.
O titular da Semma informou ainda que o próximo passo será a criação de um projeto que transforma a APP em um Parque Ambiental, o que garante a maior preservação do local. O projeto precisaria primeiro ser aprovado pela Câmara Municipal.
”Iniciamos o projeto de transformação de APP em um Parque Ambiental, que seria o primeiro parque ambiental de Marituba. Ao criar esse parque, teremos uma segurança realmente, para maior preservação dessa área, sem o impedimento de que a população possa adentrar e usar, de forma racional, o que há lá dentro”, reforçou.
Texto: Rosa Borges
Fotos: Divulgação Semma