Visando promover políticas públicas voltadas ao esporte e lazer a Prefeitura de Marituba desenvolve inúmeros projetos que atendem crianças, jovens e adultos do município.
Futebol de Salão, Futebol de Campo, Futebol Society, Voleibol, Karatê, Boxe, MMA, Muay-Thai, Ginástica Aeróbica, Hidroginástica e treino funcional são apenas alguns dos projetos. Desta forma, a Prefeitura de Marituba leva o esporte às comunidades como alternativa esportiva aos riscos e vulnerabilidades sociais, uso de drogas, tempo ocioso, evasão escolar, opção de lazer e prática de atividades físicas.
Cerca de duas mil crianças, jovens e adultos estão matriculados nos mais diversos projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Breno Gabriel dos Santos,12 anos, é um dos alunos matriculados na Semel no time de futebol.
Ele conta que descobriu o futebol desde os 8 anos de idade na Semel. “Eu já joguei em várias modalidades de futebol chegando a disputar o Campeonato das Escolinhas de Futebol pela escolinha Sula I”, disse
O campeonato foi promovido pela secretaria de esporte e lazer e a escolinha Sula I ficou em segundo lugar. “Fiquei muito feliz por ter alcançado o segundo lugar no campeonato. É muito gratificante ver o nosso trabalho e dedicação alcançando bons resultados. O esporte mudou minha vida, atualmente sou uma pessoa mais socializada, com maior disciplina e melhor disposição para se exercitar”, completou.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Reginaldo Souza, comenta que neste último ano de 2022 a Semel teve um aumento considerável de alunos realizando esporte ou atividades de lazer promovidos pela secretaria. “A gente tem trabalhado bastante na qualidade das nossas ações resgatando a cidadania desses alunos, gerando disciplina, comprometimento, melhorando seu vínculo familiar e resgatando ainda a auto estima desse público”, afirma.
Ao todo a Semel possui 13 modalidades de atividades de esporte e lazer, entre eles:
Projeto Karatê:
O projeto de Karatê funciona nos dias de terça-feira e quinta-feira e atende jovens e crianças com idade entre 06 e 17 anos nos turnos da manhã e tarde. O projeto acontece no Ginásio Poliesportivo, Conjunto Marituba I e Conjunto Albatroz e é coordenado pelos professores Antônio Leite e João Batista.
Projeto Aeróbica:
O Projeto de Aeróbica é realizado de segunda a sexta-feira atendendo homens e mulheres a partir dos 15 anos de idade. O projeto acontece na Arena do Sula no período da manhã e tarde e nas praças Matriz, Uriboca, Colônia e Viver Melhor no período noturno.
O projeto tem como objetivo levar saúde, qualidade de vida, felicidade, lazer e diversão à população de Marituba, por meio das atividades físicas.
Projeto Saúde na 3ª idade e Projeto 30+
O projeto é realizado de segunda a sexta-feira oferecendo dança terapêutica e atividades físicas, no Ginásio Poliesportivo e na Arena Sula, atendendo a um público na faixa etária a partir dos 30 anos nos turnos da manhã e tarde.
Projeto Hidroginástica:
Projeto realizado nos dias de terça e quinta-feira, atendendo homens e mulheres a partir de 18 anos de idade nos turnos da manhã e tarde na Arena Sula.
Projeto de Boxe, MMA e MUAY-THAI
Projeto realizado nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, atendendo um público com idade a partir dos cinco anos de idade no turno da manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo.
Projeto de Voleibol de Quadra
Projeto realizado nos dias de terça-feira e quinta-feira, atendendo crianças e jovens com idade entre 10 e 17 anos nos turnos manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo.
Projeto Futsal: – Masculino
Projeto realizado de segunda a sexta-feira, atendendo crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos nos turnos manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo.
Projeto Futsal: FEMININO
Projeto realizado nos dias de terça e quinta-feira, atendendo crianças e jovens com idade entre 12 e 17 anos nos turnos manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo.
Escolinha de Goleiros:
Foi criada com o objetivo de fortalecer essa modalidade de goleiro para fins de participação de campeonatos e incentivar essa posição para a qualidade das ações de disputa em futsal. Realizado três vezes na semana no horário noturno. Atende crianças e jovens na faixa etária de 12 a 20 anos.
Projeto Futebol de Campo:
Projeto realizado de segunda a sexta-feira, atendendo crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos nos turnos manhã e tarde no campo Botafogo.
Da redação Comus
Fotos: Ary Brito e Patrick Santos