Semed realizou a 1ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática

Aluna da escola Eudâmidas Lopes, Rayane Coutinho, 13 anos, está entre os mais de 800 alunos participantes das olimpíadas

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu Departamento Pedagógico, realizou entre os dias 7 e 9 de novembro, a primeira edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática do município de Marituba, destinada aos alunos do 8° ano do ensino fundamental, de 28 escolas municipais.

Visando práticas sadias, entre os alunos, a competição quis “incentivar, a partir do lugar onde vivem, a leitura e produção textual, narrativa, discursiva e argumentativa, da Língua Portuguesa, e resolução, de forma prática, de problemas, cálculos e/ou dados estáticos que envolvem o quotidiano, por meio do raciocínio lógico, as questões matemáticas”, descreve a coordenadora pedagógica da Semed, Joice Silva.

As escolas participantes se preparam de diversas formas, buscando conhecer as habilidades, competências e possíveis dificuldades dos seus alunos nessas duas disciplinas.

Em 2022, os alunos da escola Padre Romeu também foram participantes da 17ª edição da OBMEP

Padre Romeu
A escola municipal Padre Romeu teve como base, na sua preparação, provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), assim “pudemos, através dos exercícios, tirar dúvidas dos conteúdos, a exemplo da lógica, usando práticas do dia a dia para deixarmos a disciplina atraente, desmitificando o mito de uma matéria difícil de ser compreendida”, explica o professor de matemática, Luan Gomes.

Vinte e quatro alunos do 5º ao 9º ano da escola municipal Padre Romeu, participaram, nos níveis I e II, da 17ª edição da OBMEP 2022, e aguardam o resultado da olimpíada, previsto para  o próximo mês de dezembro.

“Tudo que fazemos em prol da educação é com responsabilidade e dedicação”

Laura Falcão
A escola municipal Laura Falcão teve a última edição do sábado letivo, 5 de novembro, que proporciona programação interdisciplinar para os alunos, como revisão final para as olimpíadas. “Nesse dia disponibilizamos suporte necessário que esclarecesse as dúvidas dos nossos alunos para alcançarem o objetivo proposto pela Semed. Tudo que fazemos em prol da educação é com responsabilidade e dedicação, não diferindo com as olimpíadas, com isso teremos alunos mais preparados e com mais vontade de aprender, pois, sabemos que ainda há uma lacuna deixada pela pandemia de covid-19, e que trabalhamos para preencher”, disse o professor de língua portuguesa, João Rodrigues.

Alunos com melhores desempenhos serão premiados durante a Feira Literária da Semed, a ser realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2022, no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos