A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início nesta terça-feira (09) a um treinamento para aprendizagem da Plataforma Geweb, que será utilizada na execução do Projeto Pedagógico das escolas, durante a pandemia. Participam do treinamento coordenadores e secretários das escolas de rede municipal de ensino.
O treinamento vai até o dia 12 de fevereiro, e é coordenado pela Diretoria de Ensino da Semed.
Por conta da pandemia, os técnicos participantes foram divididos em turmas com representantes dos 12 polos que compõem as escolas municipais, a fim de evitar a aglomeração de pessoas durante capacitação. Outros treinamentos deverão ocorrer ao longo do ano letivo, para tirar dúvidas dos técnicos que vão operar a plataforma.
Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Semed, Joelma Calandrini, a capacitação da equipe técnica das escolas visa dar suporte para utilização da plataforma Geweb em todo o processo educacional, sendo utilizada por alunos, professores e gestores no processo de matrícula, de organização de aulas e conteúdos, avaliações, entre outras utilidades. “Essa plataforma vai nortear o ensino remoto durante a pandemia e será essencial para que possamos alcançar nossos alunos com um ensino de qualidade. Ela possibilita que a produção dos professores seja enviada aos estudantes, ter um controle da frequência desses alunos, dinamizando todo o sistema de ensino municipal”, reforçou.
Para o instrutor Ismael Corrêa, da Educar BR, empresa responsável pelo treinamento, a plataforma está sendo utilizada em outros municípios paraenses, e será imprescindível no acompanhamento das atividades dos estudantes. “Os coordenadores poderão acompanhar os alunos e estes poderão responder as atividades através da nossa plataforma. O professor terá a facilidade e autonomia para criar as atividades de forma estruturada e, com isso, a Secretaria de Educação só tem a ganhar”, afirmou.
Uma das participantes, Aline Lopes , secretária da Creche Lar Criança Esperança, relata que “o treinamento facilitou o aprendizado do programa de gestão escolar, que por sua vez possibilita o aprendizado do aluno de forma remota”, concluiu.
Texto: Rosa Borges
Fotos: Ascom Semed