Semed realiza palestras sobre o Setembro Amarelo nas escolas municipais

“A vida é a melhor escolha”

Em alusão ao setembro amarelo, que visa promover a prevenção e o combate ao suicídio, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu departamento de Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família na Escola (Soafe), realizou nesta terça-feira, 13 de setembro, nas escolas municipais, Deus seja Louvado, Eduardo Lauande, Renausto Amanajás, Cora Tereza, Inácio da Cunha e Dom Calábria, programação da palestra intitulada “Suicídio: saber agir e prevenir”, conduzida por psicólogas e assistentes sociais.

No Brasil, desde 2015, o chamado setembro amarelo, é organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), e em 2022 tem como lema “A vida é a melhor escolha”.

Conflitos envolvendo família, trabalho e sexualidade, são algumas das causas que podem desencadear sinais e sintomas como a tristeza, irritação e o isolamento, que podem causar no indivíduo, a intenção de tirar a própria vida.

“O diálogo é a melhor saída”

A psicóloga Deize Lima explica que todo esse debate é para abordar um assunto/problema ainda tratado como tabu pela sociedade e ressalta a importância do diálogo como ferramenta importante de combate ao suicídio, “quando, diante de algum problema, guardamos, essa atitude pode nos levar ao sofrimento e, consequentemente, ao adoecimento, logo, a melhor saída é buscar ajuda, e o diálogo é a melhor saída”.

O Soafe orienta que pais e responsáveis estejam atentos às mudanças de comportamento dos filhos, sobretudo quando apresentam dificuldade de relacionamento, insegurança e isolamento que podem ocasionar redução no desempenho escolar; não ignorar a situação, dando relevância e buscando ajuda sempre e sem julgamentos.

Quadra de esportes da escola municipal Dom Calábria

Anualmente, no Brasil, estima-se que 11 mil pessoas, entre elas jovens de 15 a 29 anos, tiram a própria vida.

Em caso de Urgência e Emergência procurar ajuda no Hospital Dr. Augusto Chaves Rodrigues, Rodovia Br 316, bairro Centro e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares, Rodovia BR 316, bairro Almir Gabriel; nos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS): AD (Álcool e outras Drogas), rua Piçarreira, nº 300, bairro Mirizal e II rua Antônio Bezerra Falcão, nº 163, bairro Mirizal. Ou ainda no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, Bombeiros 193 e Centro de Valorização da Vida (CVV) 188.

Texto e Fotos: Ascom Semed