Semed realiza o II encontro “Conexão Gestor”

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realizou na manhã de quarta-feira, 29, no auditório da escola Construindo Cidadania, o II encontro intitulado “Conexão Gestor”, que acontece mensalmente, com Gestores das escolas municipais, visando estreitar e fortalecer vínculos entre a Semed e os servidores para alcançar, com sucesso, os objetivos educacionais almejados.

Secretária Municipal de Educação de Marituba, Viviana Fontinele, durante o discurso de abertura

Durante o discurso de abertura, a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Viviana Fontinele, pontuou que a Semed “conduz um trabalho para solucionar as necessidades dos servidores, sobretudo dos que se encontram nas unidades escolares. Para isso, contamos com a colaboração na tratativa humana, com sabedoria, dos gestores com sua equipe escolar para que o desenvolvimento profissional desses servidores seja o melhor na prestação do serviço educacional para os mais de 24 mil estudantes”.

No serviço público o trabalho à frente da gestão de pessoas deve garantir o bom funcionamento, a eficiência e eficácia da qualidade na prestação de todos os serviços, que devem ser ofertados, da melhor forma, aos munícipes. Entre as orientações de suporte pedagógico e administrativas, alguns esclarecimentos foram pontuados, a exemplo da atuação do Departamento de Recursos Humanos (Semed), cuja missão é atender as demandas dos servidores que necessitam de escuta e solução às demandas do setor público.

Coordenadora do Departamento de Recursos Humanos, Jéssica Rocha

“Percebemos que desencontros de informações precisam ser solucionados para alinhar, da melhor forma possível, o nosso trabalho e, por consequência, dos demais servidores que compõem a rede municipal de ensino. Qualquer informação que não corresponda com o estabelecido pela Semed, orientamos sempre que os gestores se dirijam à Secretaria de Educação para melhores esclarecimentos”, explica a Coordenadora do Departamento, Jéssica Rocha.

Parte da Equipe de Recursos Humanos, sede da Semed, bairro Decouville

Ao todo, 3 388 servidores compõem a rede municipal de ensino. Desses, pouco mais de 3 000 estão em 58 escolas, divididos nas funções de professores, professores assistentes, profissionais de apoio escolar, gestores, vices gestores, vigias, porteiros, manipuladores de alimentos, secretários escolares, agentes administrativos, coordenadores pedagógicos, auxiliares de serviços gerais, motoristas, psicólogos, assistentes sociais, intérprete de libras, professor brailista, terapeuta ocupacional e nutricionistas.

“O encontro vem para esclarecer dúvidas a respeito das atribuições e competências pertinentes dos diversos departamentos da Semed. Espera-se ainda que os conhecimentos e contribuições deem mais eficácia em nossas práticas gestoras”, considerou a gestora da Creche Dr Marcelo Candia, Ana Cidia.

Gestora da Creche Dr Marcelo Candia, Ana Cidia.

Cabe aos gestores escolares às atribuições de organizar e liderar eticamente o espaço educacional de forma pedagógica, institucional e administrativa, bem como as competências que regem a Base Nacional Comum Curricular.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Paulo de Sousa