Semed realiza formação continuada dos programas Brasil na Escola e Tempo de Aprender

Vinte e cinco professores assistentes participaram da capacitação

Sob o tema “Oficinas de práxis interdisciplinares do trabalho pedagógico”, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu Departamento de Programas, Planos e Projetos (DPPP), realizou a manhã desta quinta-feira, 17, a última capacitação de 2022 para 25 professores assistentes dos Programas Brasil na Escola e Tempo de Aprender do Ministério da Educação (MEC).

“A intenção desta formação é propor metodologias, estratégias e recursos didáticos-pedagógicos que potencializem os docentes voluntários desses programas para atuarem no processo de ensino e aprendizagem junto aos professores regentes, fortalecendo o trabalho em sala de aula com possibilidades inovadoras, intensificando, com isso, a qualidade da educação com base nas evidências científicas contemporâneas”, explica a coordenadora do Programa Tempo de Aprender, Sandra Maiolino.

Ao todo, cinco capacitações foram realizadas em 2022

Programa Brasil na Escola

Por meio de três eixos: inovação, valorização de boas práticas e apoio técnico e financeiro, o projeto busca incentivar estratégias inovadoras que assegurem a permanência e evolução escolar dos alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental.

Programa Tempo de Aprender

Visa potencializar o processo de alfabetização, por meio da leitura (português) e do raciocínio lógico (matemática), no tempo adequado para os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, com a presença de professores assistentes que auxiliarão outros professores, oportunizando suporte necessário para dominar as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para elevar a qualidade do ensino.

Através da produção e apresentação de materiais com recursos alfabetizadores, a exemplo de leituras deleites (leitura prazerosa), jogos, artes e dramatização, divididos em grupo, os professores assistentes realizaram  atividades para o processo de ensino aprendizagem da leitura, escrita e do raciocínio lógico, que possibilitam o progresso dos alunos.

Professora Rita Mattos

“Sem dúvidas, o habito da leitura é o principal conteúdo que podemos trabalhar com os alunos, dentro e fora de sala de aula, pois a capacidade cognitiva, uma vez trabalhada, estimulará a criatividade da pessoa ainda nos primeiros anos de vida. A leitura num processo de decodificação coopera para a compreensão e interpretação da leitura e escrita, sendo assim o estímulo à leitura é algo social, sem ela não conseguimos realizar atividades básicas: pegar um ônibus, a menos que peça ajuda a alguém, por exemplo”, diz professora assistente de Língua Portuguesa da escola municipal Dom Calábria, Rita Mattos.

Professora Lilian Silva

A professora assistente de matemática da escola municipal Gracinda Peres, Lilian Silva, diz ser “grata por esta oportunidade, por ser um momento de riquíssima contribuição para nós que chegamos para auxiliar os professores regentes. Essas ações melhoram o cotidiano do ensino nas séries iniciais do ensino fundamental, séries cruciais no processo da alfabetização para que os alunos avancem no tempo certo e possuam mais facilidade de aprender outras habilidades do ponto de vista educacional e social. A escola é mais que uma instituição produtora de conhecimento científico; também produz conhecimento social, humano e cidadão”.

Os professores assistentes foram selecionados pela Semed, por meio de processo seletivo, e remunerados com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) cabendo ao município de Marituba a responsabilidade e o compromisso da sua implementação.

Texto e fotos: Ascom Semed