Semed realiza formação continuada dentro da Política de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação

Com objetivo de reduzir/eliminar a exclusão digital, promovendo o acesso aos recursos digitais de forma educativa, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) promove até o dia 24 de junho, por meio da Política de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (MEC), formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, para poderem gerenciar, juntos aos alunos, práticas da plataforma code.org, que visa ensinar programação, o desenvolvimento da leitura, a tomada de decisão, conteúdos disciplinares a exemplo de formas geométricas e conteúdo textual.

“A Política de Inovação Educação Conectada leva em consideração que os processos convencionais de ensino e aprendizagem necessitam adaptar-se às demandas da Sociedade da Informação para o desenvolvimento das atividades didáticas pedagógicas”, explica o Articulador da Política, Professor Ivan Souza.

A plataforma code.org também proporciona suporte para os alunos que participarão de competições nacionais como as Olimpíadas Brasileira de Robótica e Olimpíadas Brasileira de Informática.
A aplicação da Política de Inovação Educação Conectada será contínua com a utilização da plataforma code.org, que pode ser utilizada de forma presencial dentro do ambiente escolar ou ainda de maneira remota como atividade complementar.

Os primeiros encontros formativos ocorreram entre os dias 27 de abril e 11 de maio, no laboratório de informática da Escola Municipal Renausto Amanajás e, atualmente, acontece o assessoramento para professores e coordenadores, nas escolas, para assegurar, auxiliar e tirar possíveis dúvidas.

A formação para os servidores conta com metodologia expositiva e prática, sendo no primeiro momento apresentado aos servidores a visão de alunos nas plataformas, em seguida são provocados a um olhar crítico pedagógico para quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas com os alunos através das ferramentas apresentadas. Na sequência é realizada abordagem pedagógica onde se discute a gameficação e o pensamento computacional voltado à educação.

Neste momento, as escolas que participaram da formação também realizam as inscrições de seus alunos para a prova teórica da Olimpíada Brasileira de Informática, que será aplicada a partir da próxima segunda-feira, 30 de maio.

“Muitos alunos não tinham acesso à internet, ao computador ou qualquer meio digital, logo está sendo muito gratificante todo esse trabalho”, avalia a Coordenadora Pedagógica da Escola Dom Calábria, Ellen Araújo.

Texto e Fotos: Ascom Semed