Semed realiza capacitação do projeto Horta Escolar para servidores das escolas municipais

O Departamento de Educação Ambiental da Semed atua nas escolas da rede municipal de ensino com o projeto Horta Escolar.

Visando a partilha de conhecimento sobre a importância técnica do plantio e manuseio da horticultura, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio de seu departamento de Educação Ambiental, realizou na manhã da ultima terça-feira, 17, no auditório da Secretaria, capacitação intitulada “Instruir para produzir” direcionada aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas polo do projeto Horta Escolar. A capacitação foi ministrada pela Engenheira Agrônoma, Dandara Souza.

O Departamento de Educação Ambiental da Semed atua nas escolas da rede municipal de ensino com o projeto Horta Escolar, que visa complementar o aprendizado do aluno e potencializar a merenda escolar; uma alternativa saudável para uma educação ambiental permanente.

Desde a escolha do local, da semeadura direta, da produção das mudas e das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além da técnica de compostagem, também foi discutido o controle alternativo no combate às pragas para obter sucesso na produção, reforçando ainda o trabalho multidisciplinar e a sensibilização coletiva.
Segundo Dandara Souza, os servidores da educação “terão condições suficientes para dar continuidade ao projeto da forma necessária, promovendo a manutenção diária da horta e, consequentemente, produzir bons alimentos”, disse.

A capacitação foi ministrada pela Engenheira Agrônoma, Dandara Souza.

No ultimo mês de março foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Lacerda, bairro Decouville, receber o projeto Horta Escolar, momento marcado com o plantio de coentro, couve entre outras hortaliças. Em dois meses foi realizada a primeira colheita das hortaliças plantadas pelos alunos e distribuídas entre os mesmos de forma gratuita.

“As orientações aqui recebidas tiram nossas dúvidas, sobretudo na questão do manuseio, que nos ajudará como devemos trabalhar da melhor forma nesse projeto”, avalia sobre a capacitação, o gestor da escola municipal Miguel Lacerda, Humberto de Queiroz.

Efetivado em 2021, nas escolas municipais, o projeto Horta Escolar passa a possibilitar para além do ambiente escolar, a prática do cultivo de hortaliça às familiais dos alunos, em suas residências, como destaca a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite.

“Queremos possibilitar que os familiares dos nossos alunos sejam incentivados com o projeto horta escolar para que também tenham acesso à alimentação com produtos saudáveis”.

Ao todo, 12 escolas municipais são polo do projeto e servem de apoio às escolas circunvizinhas: Laura Falcão, Miguel Lacerda, Geracina Begot, Maria de Fátima, Otília Begot, Santo Amaro, Cora Tereza, Paulo Freire, Carlos Gomes, Renausto Amanajás, Maria do Carmo e Júlia Freire.

Texto e Fotos : Ascom Semed