Semed realiza avaliação externa para alunos das séries iniciais do fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba, por meio do Departamento Pedagógico, realiza até o próximo dia 13 de outubro, avaliação externa para os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais, com objetivo de acompanhar o processo de aprendizado dos estudantes, em especial no processo da leitura, escrita e matemática, diagnosticando avanços e habilidades de cada aluno.

A avaliação acontece desde a última terça-feira, 4 de outubro

Na escola municipal Novo Horizonte “cada turma se preparou para esta avaliação por meio de simulados, e o resultado nos permitirá conhecer o saber dos nossos alunos e contribuir com o avanço de práticas pedagógicas em nossa escola”, relata o professor da turma do 2º ano, Leonardo da Silva.

Na escrita, por exemplo, os níveis de alfabetização se dividem em pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e a alfabética. O nível silábico-alfabética é a passagem da silábica para a alfabética, onde o educando passa a escrever a sílaba inteira. Posteriormente, todo esse processo se refletirá a partir do incentivo à leitura que todo educando precisa para a sua formação cognitiva e o bom desenvolvimento de uma boa escrita.

“Com a avaliação teremos a compreensão em qual nível alfabético, pré-silábico ou gráfico, por exemplo, se encontra cada aluno, e para além do ensino cotidiano, nas escolas, esses alunos estão sendo preparados para o Ideb 2023”, explica o técnico pedagógico Eryton Mesquita.

Alunos do Centro Educacional Pimpolho

Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) visa a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas dos mais de 5 mil municípios do Brasil.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Atácia Santos