Semed promove I Encontro de Professores Alfabetizadores

Professores Alfabetizadores participam de encontro para fortalecer o aprendizado dos alunos

Com o objetivo de implementar o Programa “Tempo de Aprender” aos professores que trabalham na alfabetização do nível II, 1º e 2º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Marituba, segue até esta sexta-feira (01) o I Encontro de Professores Alfabetizadores do Tempo de Aprender reunindo cerca de 50 professores, no período da manhã e tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a coordenadora do Programa Tempo de Aprender, Sebastiana Costa, o programa visa compartilhar com os professores a importância deles para a alfabetização dos alunos. “O Tempo de Aprender é um programa do Ministério da Educação (MEC) em regime de colaboração com o município de Marituba que traz vários subsídios teóricos e práticos para que o professor se aproprie para aplicar em sala de aula, contribuindo para o processo de alfabetização dos nossos alunos”, explica.

Durante a reunião foram apresentadas algumas ferramentas como o Sistema Online de Recursos para Alfabetização (Sora) e o aplicativo Grapho Game, ambos do MEC que auxiliam o professor e contribuir no processo de aprendizagem das crianças em processo de alfabetização.

Processo de Alfabetização

De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado em 2019, que monitora a qualidade da Educação das escolas públicas do país, ERC Centro de Ensino Mundo Mágico obteve o maior índice no ensino de aprendizagem da região Metropolitana de Belém (RMB).

A diretora do Centro Mundo Mágico, Rosa Moia, explica que é gratificante estar à frente do trabalho que obtém a maior nota da região metropolitana de Belém no IDEB e para isso conta com o compromisso dos professores. “Para a gente conseguir esse patamar contamos com profissionais que garantam essa qualidade e responsabilidade. Aqui contamos com professores que estão desenvolvendo trabalho de alfabetização com qualidade, essa é a nossa maior preocupação”, afirma.

Aluna Tarsila Correa, 9 anos.

A aluna Tarsila Correa, 9 anos, estuda na escola Mundo Mágico desde a alfabetização. “O suporte do colégio é fundamental nesse processo de alfabetização e a minha filha contou com o todo o suporte e ajuda das professoras nesse processo. Para a minha filha, a alfabetização foi algo bem proveitoso pois lhe deu suporte para as séries seguintes ”, conta Thyara Correa, mãe da aluna que atualmente está no 4º ano.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e divulgação