Semed inicia capacitação do projeto “Alfa em Ação”

Cerca de 400 professores participaram do primeiro dia da capacitação

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) iniciou na tarde desta quarta feira, 17, no Ginásio Poliesportivo Municipal, um workshop de capacitação para cerca de 400 professores da Rede Municipal de Ensino, dentro do projeto Alfa em Ação.

A capacitação intitulada “O processo da alfabetização: contextos e práticas” tem por objetivo alfabetizar os alunos no tempo certo, melhorando a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do munícipio como determina o Plano Nacional de Educação (PNE).

A programação de abertura foi conduzida pela Coordenadora Pedagógica da Semed, Joice Bahia. Ela explica que, através do  “Alfa em Ação”, a Semed busca a valorização do profissional da educação municipal, que é essencial para o avanço da educação no munícipio.

“Por meio dessa capacitação desejamos que os professores estejam imersos na alfabetização, compreendendo, por excelência, as diretrizes exigidas no PNE”, explicou a coordenadora.

Capacitação de professores como forma de valorizar os profissionais da educação

A professora Ângela Moraes está em seu primeiro ano como professora da educação infantil, na Escola Municipal Luiz Pires. Ela acredita que o momento agrega melhorias para execução do trabalho em sala de aula e melhor desempenho dos alunos.

“Quanto mais qualificados nós formos, melhor será o desempenho dos alunos, e todos ganham, sobretudo a educação pública”, comentou a professora.

A programação de abertura seguiu com as palestras: “O processo de alfabetização: contexto e prática”, conduzida pela Professora Doutora Márcia Cristina Lopes e Silva (Professora das licenciaturas do IFPA – Campus Belém) e a “Relação do professor com a educação especial”, conduzida pela Professora Mestra Elziene Souza Nunes Nascimento (Técnica da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva – GAPEI – SEMED – Marituba).

Serviço:

I Capacitação do Projeto Alfa em Ação