Neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio de seu departamento de Educação Ambiental (Semed), iniciou a campanha “A horta da minha escola chega à minha casa”, para que as famílias dos alunos das escolas que possuem o projeto de educação ambiental “Horta Escolar”, passem a ter práticas ambientais e acesso a alimentos saudáveis produzidos em seus lares que, em alguns casos, possuem espaços amplos para a produção orgânica de frutas, legumes e hortaliças.
“A campanha quer que os alunos levem essa experiência de aprendizado da horta escolar para suas casas, pois a partir do conhecimento adquirido podem ajudar seus pais e responsáveis a terem alimentação saudável”, ressalta sobre a relevância da campanha, a diretora de ensino da Semed, Rosiane Lameira.
Inicialmente, oito famílias ligadas às escolas Carlos Gomes, Milton Dantas, Miguel Lacerda, Tereza D’Ávila e Maria do Carmo participaram da campanha, onde cada família pôde levar para casa o plantio de coentro/cheiro verde que em um mês estará pronto para colheita.
A ação teve como dinâmica demonstrar aos pais dos alunos o cultivo das hortaliças com material de baixo custo para as produções da horta, como, por exemplo, o que eles conhecem por terra preta que é o nosso substrato; prática muito utilizada em quintais, o empilhamento de folhas secas que caem das árvores e que, geralmente, são queimadas, sendo orientados para o armazenando, no fundo do quintal, pois desse material se tira o substrato, a terra preta.
“Nesse período, a equipe de professores da educação ambiental estará assessorando as famílias para verificar a experiência de cada uma: grau de dificuldade, por exemplo”, explica a professora, Leidiane de Sousa.
Segundo a mãe do aluno da escola Maestro Carlos Gomes, Nicolas Ryan, 9º ano, Rubenice Egues, “todos gostaram da ideia, pois o alimento que iremos consumir será mais saudável”.
Texto e fotos: Ascom Semed