Semed entrega certificados para manipuladores de alimentos

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou na manhã de sexta-feira, 12 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Municipal, a entrega dos certificados do curso de “Boas Práticas na Manipulação e Higiene dos Alimentos”, ofertado para 200 servidores envolvidos na produção da alimentação escolar das escolas da rede municipal de ensino.

O curso contou com a participação de 200 manipuladores de alimentos

O curso ocorrido entre os dias 27 de junho e 21 de julho objetivou elevar o conhecimento voltado à manipulação segura da alimentação escolar servida diariamente nas escolas que auxilia no processo de aprendizagem, assegurando ainda as necessidades nutricionais de cada aluno enquanto estiver dentro da sala de aula.

“Quando a prefeitura oferece capacitação para que nossos servidores se aperfeiçoem, para além da valorização profissional, é pensando o bem dos alunos”, afirma a Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes.

Considerando a resolução do Conselho Regional de Nutrição N° 358/2005, que dispõe sobre as atribuições do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o curso foi ministrado pela equipe técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), tendo como valorosa contribuição, a participação da equipe de professores do departamento de Educação Ambiental da Semed, que palestrou sobre composteira e compostagem, resolutiva para o resíduo sólido orgânico utilizada nas escolas municipais.

Há dez anos Gleudiane Ferreira é servidora da rede municipal de ensino

“Aprendi coisas valiosas como o branqueamento de legumes e verduras que reduz o desperdício dos alimentos e diminui o tempo de preparo. Sou grata pela oferta dessa capacitação que nos valoriza como profissionais”, conta sobre a experiência, a manipuladora de alimentos da escola municipal Suely Falcão, Gleudiane Paixão Ferreira.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite, anunciou que, nos próximos dias, serão entregues utensílios de cozinha contendo panelas de pressão, frigideiras, processador de frutas entre outros para a produção da merenda escolar, além de novos kits de louças para servir a alimentação dos alunos.

Todas as escolas municipais receberão os utensílios de cozinha

“Além da busca pelo conhecimento, nossos alunos querem algo mais nas escolas: a alimentação. Então, o compromisso firmado por nossa equipe é para que eles recebam o melhor para o desenvolvimento intelectual, psíquico e físico”, disse.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos