Semed entrega certificados do curso de Libras a profissionais das Escolas da Rede Municipal de Ensino

Com objetivo de capacitar o quadro funcional das Escolas Municipais de Marituba (Porteiros, Auxiliar de Serviços Gerais, Coordenadores, Auxiliares Administrativos e Gestão), que lida diariamente com a demanda de alunos com deficiência auditiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta quarta-feira (22), na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, a entrega de certificados de conclusão do curso de capacitação da Língua Brasileira de Sinais – Libras, realizado no período de 13 a 22 de dezembro.

Encerramento do curso de Libras na Escola Nossa Senhora da Paz

O Gestor da Escola Nossa Senhora da Paz, Argemiro Seabra ressaltou que a capacitação na Língua Brasileira de Sinais tem sido de fundamental importância, pois são proporcionadas oportunidades que favorecem a inclusão dos educandos, para seu desenvolvimento nos aspectos social e emocional.

“Por meio desta formação direcionada pela Semed, os professores sentem-se mais preparados e seguros quanto às necessidades específicas das crianças e adolescentes surdos”, disse.

Ao todo 15 Escolas da rede municipal de ensino receberam o curso de Libras. Todas têm em seu quadro de alunos, crianças e adolescentes com deficiência auditiva. EMEF Renausto Amanajas, EMEF João Milton Dantas, EMEF Parque das Palmeiras, EMEIF Mundo Mágico, EMEF Gracinda Peres, EMEF Benedito Bezerra Falcão, EMEF Nossa Senhora do Rosário, EMEF Cora Tereza, EMEF Padre Romeu, EMEF Maria de Fátima, EMEF Eudamidas Lopes, EMEIF Nazaré Costa, EMEI Creche Beija Flor e EMEF Doutor Alcântara (Anexo Perpétuo Socorro).

Aula ministrada pela professora Jaqueline Gaia na Escola Municipal Padre Romeu

Para a Vice Gestora da Escola Municipal Padre Romeu, Josilene Ferreira, a escola está mais preparada para atender os alunos especiais, dando a eles suporte para que a comunicação se estabeleça. “O curso de formação continuada é muito significativo para todos os profissionais da Escola, pois contribui para que possamos acolher e interagir com esta demanda específica de alunos”, disse.

O curso foi realizado pela Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marituba e ministrado pelas professoras Jaqueline Gaia e Vanessa Martins.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva