Semed capacita professores para o projeto Robótica na Escola

32 professores estão sendo capacitados para o projeto Robótica na Escola

Um total de 32 professores da Rede Municipal de Ensino participam da primeira Capacitação do projeto Robótica na Escola, no decorrer desta terça-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed). O projeto deve ser implementado no município a partir do próximo ano letivo para alunos do 6º e 9º anos.

Os professores capacitados atuarão à frente do projeto Robótica na Escola visando desenvolver competências e habilidades dos alunos, criar processos nos quais os estudantes aprendam sobre as etapas de produção e expor a produção dos alunos para a sociedade em geral.

Capacitação acontece no decorrer desta terça-feira

Nesta terça-feira, a capacitação ocorre no período da manhã com o professor Alan Raiol, professor de Robótica pelo Sesi Ananindeua, com o tema “Robótica Educacional e Cultura Maker” e pela tarde com o professor Renato Ferreira, professor de Robótica pelo Sesi Ananindeua, com o tema “Metodologias Inovadoras”.

Para o professor Alan Raiol, a ideia da robótica educacional é trabalhar a criatividade dos alunos. “Quando a gente trabalha a tecnologia e a educação dentro da robótica a gente trabalha e explora a criatividade em projetos, feiras e no próprio dia a dia de sala de aula”, afirma.

“Com o projeto, além do aluno aprender o que é tecnologia e informação, construir robô, ele vai desenvolver diversas áreas do conhecimento, trabalhando a ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática”, explica o professor de robótica.

Professora de matemática, Maria Bernadete

A professora de matemática da escola Tereza D’Ávila, Maria Bernadete Gomes, participou do treinamento e tem esperança de que o projeto instigue os alunos a pesquisar mais sobre a matemática já que a disciplina é um dos pilares da robótica. “Eu espero que o projeto abra caminhos para as dificuldades que eles possuem na minha disciplina e que o projeto abra novos horizontes para os alunos para que eles possam gostar mais da disciplina de matemática”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da Semed, Joice Bahia, o Projeto de Robótica na Escola visa fazer com que o aluno entenda os mecanismos que envolvem a robótica. “Nosso objetivo é que esses alunos saiam daqui com condições de evoluir cada vez mais, voltados para a educação e trabalhar algo diferente com esse aluno visando trazê-lo cada vez mais para dentro da escola”, explica.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Acessibilidade